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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/299| Título : | Ação educativa e movimentos populares - a experiência do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo |
| Autor : | GARCIA, Maysa Dias BEISIEGEL, Celso de Rui |
| Palabras clave : | AÇÃO COMUNITÁRIA;LIDERANÇA COMUNITÁRIA;MOVIMENTOS POPULARES;CAPACITAÇÃO;EDUCAÇÃO POPULAR;ORGANIZAÇÕES COMUNITÁRIAS |
| Fecha de publicación : | 2001 |
| Editorial : | Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Citación : | GARCIA, Maysa Dias. Ação educativa e movimentos populares - a experiência do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo. 2001. 243f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. São Paulo. Orientador(a): Celso de Rui Beisiegel |
| Resumen : | A pesquisa resgata historicamente a ação educativa desenvolvida por um grupo de assessores através de uma entidade, o Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo, que presta assessoria aos movimentos populares em Curitiba e no Paraná. Destaca como estudo de caso a experiência do curso de capacitação para lideranças do movimento popular, realizado em 1988. Analisa os principais aspectos que influenciaram a atuação destes assessores e a construção de sua concepção de educação popular. Enfoca também a importância deste trabalho em relação ao processo de organização e de representação popular. Foi privilegiado como procedimento metodológico o levantamento e a análise documental e a realização de entrevistas. O trabalho utiliza como referência teórica o pensamento de Paulo Freire; o debate realizado por Carlos Rodrigues Brandão em torno das propostas de Educação Popular; o conceito de intelectual orgânico de Antonio Gramsci; a análise desenvolvida por Luiz Alberto Gómez de Souza e Michael Löwy a respeito da ação católica no Brasil, em especial a juventude universitária católica; a atuação das comunidades eclesiais de base enfocada por Carmem Cinira Macedo, João Carlos Petrini, Clodovis Boff, entre outros. A pesquisa constatou que um conjunto de fatores influenciou a atuação dos assessores do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo e que esta imprimiu características específicas ao processo de criação e de organização de diversos movimentos populares, favorecendo a constituição de novos sujeitos sociais. |
| Descripción : | Biblioteca da Faculdade da Educação - USP |
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/299 |
| Aparece en las colecciones: | Educação em Comunidades |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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