Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2752
Título: | Religião, sociedade e educação: a atuação do padre Demócrito Mendes de Barros em Serrinha(BA): 1950 - 1992 |
Autor(es): | PILETTI, Nelson SANTOS, Gildenor Carneiro dos |
Palavras-chave: | EDUCADORES;ORGANIZAÇÕES SOCIAIS;IGREJA CATÓLICA;HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
Citação: | SANTOS, Gildenor Carneiro dos. Religião, sociedade e educação: a atuação do padre Demócrito Mendes de Barros em Serrinha(BA): 1950 - 1992. 2006. 270f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2006. São Paulo. Orientador(a): Nelson Piletti. |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa histórica sobre um padre que também foi professor, que procura mostrar que ele atuava organizando grupos sociais, como, por exemplo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Cooperativa Mista dos Agricultores de Serrinha, porque era educador. Tem por objetivos: 1) identificar as contribuições do padre Demócrito Mendes de Barros para a sociedade serrinhense, na Bahia; 2) verificar a presença de características educativas em suas ações; 3) registrar as alterações sociais ocorridas entre 1950 e 1992 na cidade; 4)verificar a relação entre alterações sociais e ações educativas do padre Demócrito. Na fun damentação teórica, com leituras principalmente de obras de Celso de Rui Beisiegel, Paulo Freire e Luiz Eduardo Wanderley, procura identificar quais são as características de educador, diferenciando-o do profissional professor; tece algumas considerações sobre movimentos sociais e sobre a influência da Igreja Católica nos movimentos sociais no Nordeste. Procura responder à pergunta se os múltiplos papéis desempenhados por Demócrito Mendes de Barros na sociedade serrinhense, na Bahia, atuando como padre, como organizador social e como professor, são expressões da personalidade do educador. Foi utilizada história oral, complementada com fontes documentais, jornalísticas e iconográficas. Como resultados mostra o papel significativo que têm os educadores para a organização da sociedade, bem como para as transformações sociais, mostra uma série de características de educadores, apresenta algumas conclusões sobre a maneira como atuam os educadores, além de significa tivos registros de história da educação em Serrinha-BA e contribui para que se compreenda a inserção de Demócrito Mendes de Barros na trajetória política-partidaria dos grupos dominantes no município. |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2752 |
Aparece nas coleções: | Outros temas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACAO021.pdf | 25.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador