Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2746
Título: | Dez Anos De Educação Popular A Experiência Da Região Episcopal De São Miguel Paulista (1975-1985) |
Autor(es): | BEISIEGEL, Celso de Rui SANTOS, Maria Alice De Paula |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO POPULAR;TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO;PASTORAL POPULAR;AÇÃO SOCIAL;COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE |
Data do documento: | 2002 |
Editor: | Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
Citação: | SANTOS, Maria Alice De Paula. Dez Anos De Educação Popular A Experiência Da Região Episcopal De São Miguel Paulista (1975-1985). 2002. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a): Celso de Rui Beisiegel. |
Resumo: | Trata-se de levantamento documental, de cunho sócio-educacional, que tem como objetivo analisar a apropriação pela equipe de subsídios da região episcopal de São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo, das orientações da educação popular, da educação libertadora, da teologia da libertação, na elaboração dos subsídios para as comunidades eclesiais de base, os grupos de rua e as pastorais, no processo de implementação do Plano Pastoral de Conjunto da Igreja Católica, no período de 1975 a 1985. O trabalho demonstra que a experiência da equipe de subsídios, dos agentes de pastoral da região episcopal de São Miguel Paulista, mesmo considerando suas limitações, contribuiu para a educação popular e para a conscientização e, conseqüentemente, para a implementação da mudança de orientação da Igreja; além disso, contribuiu de forma expressiva para o processo de democratização do país e para a organização do movimento popular da região e da Grande São Paulo. Com base nas referências teóricas da educação popular, da educação libertadora e da teologia da libertação, a dissertação reconstitui a mudança da ação educativa e da ação social da Igreja Católica no Brasil; a concepção de educação popular desenvolvida pelos agentes de pastoral; a metodologia desenvolvida pelos teólogos da teologia da libertação; e, finalmente analisa 67 documentos elaborados pela equipe de subsídios da região estudada à luz das orientações estudadas. |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2746 |
Aparece nas coleções: | Outros temas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACAO015.pdf | 11.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador