Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2598
Título: Fundeb destaca fragilidade da cooperação entre União, estados e municípios
Palavras-chave: Políticas educacionais;Fundeb
Data do documento: Out-2005
Editor: Ação Educativa. Programa Observatório da Educação.
Citação: EBULIÇÃO - UMA VISÃO CRÍTICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL. São Paulo: Ação Educativa. Programa Observatório da Educação, nº 14, out. 2005
Resumo: A fragilidade do regime de colaboração entre as esferas de governo nas quais, em tese, deveria se assentar o sistema de ensino brasileiro ficou flagrante ao longo das negociações em torno do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb). A acirrada disputa que vem se travando entre estados e municípios para determinar como se dará a repartição dos recursos que comporão o Fundo culminou com o envio da PEC 415 ao Congresso Nacional sem que as creches fossem contempladas por esses recursos. Pela frente, ainda assistiremos à disputa relativa ao valor diferencial das matrículas dos diferentes níveis e modalidades, questão que também tem grandes impactos na divisão dos recursos. A União, por sua vez, estabelece um valor nominal para sua complementação que efetivamente representa um teto, retirando-se assim da disputa acerca de como se forma e de como se reparte o Fundo.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2598
Aparece nas coleções:Ebulição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_-_ Boletim Ebulição _-_ 14.pdf26.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.