Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2321
Title: | Educação não-escolar de pessoas adultas: idéias e iniciativas de melhorias de comunidades |
Authors: | ABBONIZIO, Aline |
Keywords: | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA |
Issue Date: | 27-May-2009 |
Abstract: | Neste texto examina-se um conjunto de 13 títulos que tratam de educação e melhorias de comunidades. Esses títulos foram identificados a partir de consulta ao Banco de Teses da Capes sobre iniciativas de educação não-escolar de adultos. No levantamento inicial, foram localizados 341 trabalhos que tratam de educação de pessoas adultas com objetivos formativos bastante variados, dentre os quais: formação em direitos humanos; qualificação profissional; educação em saúde comunitária. O principal ponto de convergência entre tais iniciativas é sua distinção em relação àqueles processos educativos que visam exclusivamente à alfabetização e à elevação de níveis de escolaridade. O conjunto de trabalhos localizados veio à luz no período de 1999 a 2006 nos programas de pós-graduação em Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Todos os 13 títulos que aqui serão comentados tratam de experiências formativas relacionadas a locais de moradia. Esses locais têm sido denominados por alguns autores como espaços comunitários e têm como importantes promotores das iniciativas as associações de moradores, centros comunitários, centros de formação e a igreja Católica. |
Description: | PERIÓDO DA PESQUISA: 2006 a 2009. PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Sérgio Haddad. DEMAIS PESQUISADORES: Aline Abbonizio, Taisa de Souza Santos (auxiliar), Francisco Lopes (técnico). FONTE DE FINANCIMANETO: CNPq. |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2321 |
Appears in Collections: | Educação em Comunidades Educação não escolar de adultos: o estado da arte Publicações AE (todas) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo5.pdf | 178.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.