Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2315
Title: Indicador nacional de alfabetismo funcional, 3º: um diagnótico para inclusão social pela educação: avaliação da leitura e escrita
Authors: MONTENEGRO, Fábio
RIBEIRO, Vera Masagão
NUNES, Márcia Cavallari
Keywords: ALFABETISMO FUNCIONAL;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;ESCRITA;LEITURA;LETRAMENTO;ALFABETISMO;ANALFABETOS
Issue Date: Sep-2003
Publisher: Instituto Paulo Montenegro
Abstract: O INAF3, verificou as habilidades de alfabetismo da população por meio da aplicação de um teste de leitura com tarefas relacionadas a contextos cotidianos. O teste acompanhado de questionário sobre práticas de leitura e outros hábitos culturais foi aplicado a uma amostra representativa da população brasileira com idade entre 15 e 64 anos de idade, durante o mês de julho. O Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional é uma iniciativa do Instituto Paulo Montenegro – Ação Social do IBOPE e da ONG Ação Educativa. A pesquisa, realizada pelo IBOPE em julho, utilizou uma amostra nacional, representativa da população braileira, com 2000 pessoas de 15 a 64 anos. Para verificação das capacidades de alfabetismo da população, foi aplicado um teste contendo tarefas relacionadas a contextos e objetivos práticos de leitura e escrita. Além do teste, foi aplicado um questionário que levantou informações sobre o background familiar e educacional dos respondentes, sobre suas práticas de leitura e escrita em diversas esferas de vivência e também sobre o julgamento que fazem de suas próprias capacidades.
Description: PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Vera Masagão Ribeiro (Ação Educativa). DEMAIS PESQUISADORES: Maria Conceição Fonseca (UFMG), Tufi Machado Soares (UFJF), Ana Lucia Lima (IMP), Márcia Cavallari (Ibope). FONTE DE FINANCIAMENTO: Ibope, CNPq.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2315
Appears in Collections:Indicador nacional de alfabetismo funcional
Publicações AE (todas)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
inaf03.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.