Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2309
Title: | Uma avaliação da participação da sociedade civil e da colaboração interministerial no Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE estudo de caso Brasil 2008 |
Other Titles: | Une évaluation de la participation de la société civile et de la collaboration interministérielle au Plan de Développement de l’Éducation - PDE Étude de cas: Brésil 2008 |
Authors: | HADDAD, Sérgio CARVALHO, Ludmila SARAIVA, Sabrine |
Keywords: | ALFABETIZAÇÃO;ALFABETISMO;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;LETRAMENTO;POLÍTICA EDUCACIONAL;PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO;PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO |
Issue Date: | Apr-2008 |
Publisher: | Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação |
Abstract: | Este estudo é produto de uma parceria entre Fondation Gérin-Lajoie e a Ação Educativa e tem como objetivo contribuir no debate global sobre as dificuldades dos países para atingirem os Objetivos do Milênio estabelecidos no contexto das Nações Unidas, assim como aqueles estabelecidos na reunião Educação para Todos em Dakar. No caso deste trabalho, o contexto analisado é o brasileiro. O estudo toma como objetivo central a analise do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, recentemente lançado pelo Ministério da Educação, no início do segundo governo do Presidente Lula (2007-2010). Para tanto, inicia com uma descrição do contexto sócio-econômico brasileiro; na seqüência discute os fatos políticos recentes pós-regime militar (1964-1985), a elaboração de uma nova Constituição (1988) e os direitos educacionais traduzidos posteriormente na nova Lei de Diretrizes e Bases (1996). Considera o processo de democratização das instâncias políticas, bem como o movimento da sociedade civil neste contexto, suas formas de organização e de participação. Na seqüência, analisa o sistema educacional e o seu posicionamento dentro das Metas do Milênio e Educação Para Todos; discute como os movimentos sociais têm se posicionado na promoção e na implementação da Educação como um direito humano. Ao estudar o Plano de Desenvolvimento da Educação, o trabalho procura verificar o impacto da articulação do Ministério da Educação com os demais Ministérios para alcançar seus objetivos, bem como a participação da sociedade civil nos processos de tomadas de decisões, debates e implementação do PDE. |
Description: | Periódo: 2005 a 2006. Pesquisador responsável: Vera Masagão Ribeiro (Ação Educativa). Demais pesquisadores: Antonio Gomes Batista (UFMG). Parceria: Fondation Gérin-Lajoie |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2309 |
Appears in Collections: | Estudo de caso de país: compromissos e desafios para um Brasil Alfabetizado Publicações AE (todas) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
pesquisaportugues.pdf | versão português | 342.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
pesquisafrances.pdf | versão francês | 354.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.