Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2261
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JACOBI, Pedro Roberto | en |
dc.contributor.author | AVANZI, Maria Rita | - |
dc.date.accessioned | 2009-03-30T14:01:12Z | - |
dc.date.available | 2009-03-30T14:01:12Z | - |
dc.date.issued | 1998 | - |
dc.identifier.citation | AVANZI, Maria Rita. Meio ambiente e educação para a cidadania: experiências locais nas Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari. São Paulo. 1998. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação ) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientador(a): Pedro Roberto Jacobi; | en |
dc.identifier.other | enfa | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2262 | - |
dc.description | Biblioteca Depositária: Faculdade de Educação - FEUSP | en |
dc.description.abstract | A presente pesquisa trata das práticas de Educação Ambiental na região das bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba e Capivari, no Estado de São Paulo. O contexto sócio-ambiental da região está fortemente marcado pela problemática da água e pela parceria entreinstiruições governamentais e Organizações na Governamentais na gestão dos recursos hídricos. Dessa forma, constitui-se um campo fértil para estudar as práticas educativas ligadas à questão ambiental sob o viés da participação política. Com base nisto, a questão norteadora desta pesquisa busca averiguar sobre a incorporação da concepção de Educação Ambiental (EA) como exercício de cidadania entre as práticas educativas idealizadas fora do âmbito escolar. Portanto, seus sujeitos são as entidades ambientalistas, associações de bairro e de agricultores, prefeituras municipais, casas de agricultura, enfim o que se convencionado chamar de EA não formal (UNESCO, 1989; NOVO, 1996). A metodologia utiliza foi a pesquisa do tipo etnográfico aplicada à educação, uma vez que a intenção era buscar, nas ações e eventos de EA, os significados construídos por esses sujeitos (ERICKSON, 1984; LUDKE 7 ANDRÉ, 1986; ANDRÉ, 1995). Um dos traços que primeiro torna-se evidente é a ampla heterogeneidade de sentidos atribuídos à EA, mesmo quando seu objetivo principal está relacionado com o exercício da cidadania. Isto se explica pelo próprio fato da cidadania ganhar diversas leituras, que estão intimamente ligados a concepções ideólogicas e interesses políticos de seus agentes. Portanto, ainda que tenha a intenção de traduzir uma postura consensual, e educação para a cidadania toma, no mínimo, dois rumos: um que forma cidadãos passivos, outro que se preocupa em formar sujeitos sociais (BENEVIDES, 1994; TOURAINE, 1997). Os elementos recolhidos entre os sujeitos desta pesquisa sugerem caminhos metodológicos para trabalhos que acontecem na interface entre a educação não formal e a instituição escolar. | en |
dc.format.extent | 1824427 bytes | - |
dc.format.extent | 3324876 bytes | - |
dc.format.extent | 1824427 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA | en |
dc.title | Meio ambiente e educação para a cidadania: experiências locais nas Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria_Rita_Avanzi3.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Maria_Rita_Avanzi2.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Maria_Rita_Avanzi1.pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools