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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJACOBI, Pedro Robertoen
dc.contributor.authorAVANZI, Maria Rita-
dc.date.accessioned2009-03-30T14:01:12Z-
dc.date.available2009-03-30T14:01:12Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationAVANZI, Maria Rita. Meio ambiente e educação para a cidadania: experiências locais nas Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari. São Paulo. 1998. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação ) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientador(a): Pedro Roberto Jacobi;en
dc.identifier.otherenfa-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2262-
dc.descriptionBiblioteca Depositária: Faculdade de Educação - FEUSPen
dc.description.abstractA presente pesquisa trata das práticas de Educação Ambiental na região das bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba e Capivari, no Estado de São Paulo. O contexto sócio-ambiental da região está fortemente marcado pela problemática da água e pela parceria entreinstiruições governamentais e Organizações na Governamentais na gestão dos recursos hídricos. Dessa forma, constitui-se um campo fértil para estudar as práticas educativas ligadas à questão ambiental sob o viés da participação política. Com base nisto, a questão norteadora desta pesquisa busca averiguar sobre a incorporação da concepção de Educação Ambiental (EA) como exercício de cidadania entre as práticas educativas idealizadas fora do âmbito escolar. Portanto, seus sujeitos são as entidades ambientalistas, associações de bairro e de agricultores, prefeituras municipais, casas de agricultura, enfim o que se convencionado chamar de EA não formal (UNESCO, 1989; NOVO, 1996). A metodologia utiliza foi a pesquisa do tipo etnográfico aplicada à educação, uma vez que a intenção era buscar, nas ações e eventos de EA, os significados construídos por esses sujeitos (ERICKSON, 1984; LUDKE 7 ANDRÉ, 1986; ANDRÉ, 1995). Um dos traços que primeiro torna-se evidente é a ampla heterogeneidade de sentidos atribuídos à EA, mesmo quando seu objetivo principal está relacionado com o exercício da cidadania. Isto se explica pelo próprio fato da cidadania ganhar diversas leituras, que estão intimamente ligados a concepções ideólogicas e interesses políticos de seus agentes. Portanto, ainda que tenha a intenção de traduzir uma postura consensual, e educação para a cidadania toma, no mínimo, dois rumos: um que forma cidadãos passivos, outro que se preocupa em formar sujeitos sociais (BENEVIDES, 1994; TOURAINE, 1997). Os elementos recolhidos entre os sujeitos desta pesquisa sugerem caminhos metodológicos para trabalhos que acontecem na interface entre a educação não formal e a instituição escolar.en
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dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALen
dc.subjectEDUCAÇÃO PARA A CIDADANIAen
dc.titleMeio ambiente e educação para a cidadania: experiências locais nas Bacias dos Rios Piracicaba e Capivarien
dc.typeThesisen
Aparece en las colecciones: Educação Ambiental

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