Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2261
Título : | Meio ambiente e educação para a cidadania: experiências locais nas Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari |
Autor : | JACOBI, Pedro Roberto AVANZI, Maria Rita |
Palabras clave : | EDUCAÇÃO AMBIENTAL;EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA |
Fecha de publicación : | 1998 |
Editorial : | Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citación : | AVANZI, Maria Rita. Meio ambiente e educação para a cidadania: experiências locais nas Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari. São Paulo. 1998. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação ) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientador(a): Pedro Roberto Jacobi; |
Resumen : | A presente pesquisa trata das práticas de Educação Ambiental na região das bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba e Capivari, no Estado de São Paulo. O contexto sócio-ambiental da região está fortemente marcado pela problemática da água e pela parceria entreinstiruições governamentais e Organizações na Governamentais na gestão dos recursos hídricos. Dessa forma, constitui-se um campo fértil para estudar as práticas educativas ligadas à questão ambiental sob o viés da participação política. Com base nisto, a questão norteadora desta pesquisa busca averiguar sobre a incorporação da concepção de Educação Ambiental (EA) como exercício de cidadania entre as práticas educativas idealizadas fora do âmbito escolar. Portanto, seus sujeitos são as entidades ambientalistas, associações de bairro e de agricultores, prefeituras municipais, casas de agricultura, enfim o que se convencionado chamar de EA não formal (UNESCO, 1989; NOVO, 1996). A metodologia utiliza foi a pesquisa do tipo etnográfico aplicada à educação, uma vez que a intenção era buscar, nas ações e eventos de EA, os significados construídos por esses sujeitos (ERICKSON, 1984; LUDKE 7 ANDRÉ, 1986; ANDRÉ, 1995). Um dos traços que primeiro torna-se evidente é a ampla heterogeneidade de sentidos atribuídos à EA, mesmo quando seu objetivo principal está relacionado com o exercício da cidadania. Isto se explica pelo próprio fato da cidadania ganhar diversas leituras, que estão intimamente ligados a concepções ideólogicas e interesses políticos de seus agentes. Portanto, ainda que tenha a intenção de traduzir uma postura consensual, e educação para a cidadania toma, no mínimo, dois rumos: um que forma cidadãos passivos, outro que se preocupa em formar sujeitos sociais (BENEVIDES, 1994; TOURAINE, 1997). Os elementos recolhidos entre os sujeitos desta pesquisa sugerem caminhos metodológicos para trabalhos que acontecem na interface entre a educação não formal e a instituição escolar. |
Descripción : | Biblioteca Depositária: Faculdade de Educação - FEUSP |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2262 |
Aparece en las colecciones: | Educação Ambiental |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria_Rita_Avanzi3.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Maria_Rita_Avanzi2.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Maria_Rita_Avanzi1.pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador