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Título : Práxis educativa e a problemática do lixo em uma comunidade pantaneira - Mimoso/MT
Autor : SATO, Michèle Tomoko
CRUZ, Luiz Eduardo Monteiro de Barros
Palabras clave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL;LIXO;RESÍDUOS SÓLIDOS
Fecha de publicación : 2002
Editorial : Universidade Federal do Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citación : CRUZ, Luiz Eduardo Monteiro de Barros. Práxis educativa e a problemática do lixo em uma comunidade pantaneira - Mimoso/MT. 2002. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientador(a): Michèle Tomoko Sato.
Resumen : O presente trabalho tem como proposta a reflexão sobre a trajetória do pesquisador em um projeto interinstitucional de educação ambiental realizado no Pantanal mato-grossense. Intitulado "Educação Ambiental como prática sustentável da comunidade pantaneira" ou simplesmente Projeto Mimoso, abordou distintas linhas de pesquisa, sendo a nossa em particular, a questão dos resíduos sólidos e a compostagem, inserida na práxis educativa, que consagra a relação dialética entre a prática e a teoria. A opção pelo tema revelou a complexidade que o problema do lixo representa em uma área rural pantaneira pertencente a Bacia do rio Cuiabá, onde situa-se o distrito de Mimoso no município de Santo Antônio de Leverger - MT. A comunidade local, ainda que contribua relativamente pouco para a produção dos resíduos sólidos, sofre com o aumento do problema na região, através de dejetos advindos também de outras localidades pelo rio Cuiabá, poluindo as baías e rios próximos a Mimoso. O envolvimento de outros atores sociais, como turistas e pescadores amadores que visitam (invadem) a região, aliado à ineficaz ação do município na gestão ambiental, corroboram para o agravamento da situação. Ao ancorarmos o trabalho na visão biorregionalista, sublinhamos a importância de se buscar o conhecimento local através da análise do impacto dos resíduos sólidos, privilegiando as narrativas regionais. O desafio, portanto, é compreender e valorizar as percepções da comunidade quanto à problemática dos resíduos sólidos na biorregião pantaneira, encorajando seus membros a uma postura crítica e participativa, através da dialogicidade necessária à construção do processo educativo, tendo como ponto de partida a escola local.
Descripción : Biblioteca Depositária: CETEDE - Centro de Tecnologias e Documentação Educacionais
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2256
Aparece en las colecciones: Educação Ambiental

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