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dc.contributor.advisorRUSCHEINSKY, Aloisioen
dc.contributor.authorMOTA, Laura Leal-
dc.date.accessioned2009-03-23T17:51:09Z-
dc.date.available2009-03-23T17:51:09Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationMOTA, Laura Leal. Meio ambiente, educação e terceira idade. Rio Grande, 2004. 229. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Orientador(a): Aloisio Ruscheinskyen
dc.identifier.otherenfa-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2254-
dc.descriptionBibliotec Depositária: Setorial e Centralen
dc.description.abstractEste estudo teve entre seus objetivos fundamentais conectar meio ambiente, educação e terceira idade, aprofundando e interligando os temas numa perspectiva de Educação Ambiental voltada às pessoas idosas. Percorremos um longo caminho para detectar a literatura sobre o tripé dos aspectos selecionados, e, na seqüência realizamos uma pesquisa de campo junto a um grupo de idosos. A fim de dar conta da nossa proposta de investigação, escrevemos a respeito da crise ambiental, suas origens e manifestações, e os possíveis rumos da humanidade diante de um impasse, o debate que a envolve, incluindo uma reação ao antropocentrismo. Destacamos a terceira idade, considerando-a uma realidade histórica construída, e a questão da longevidade como um fenômeno crescente, causas do envelhecimento e heterogeneidade do processo na sociedade. A evolução do enfoque que a sociedade tem promovido modifica-se: de velhos esquecidos e depreciados emergem idosos, renovados, e atuantes como sujeitos sociais, características próprias da 3ª idade. Diante dessa nova figura social, a questão ecológica passa a ser vista como central. No quarto capítulo abordamos a Educação Ambiental como uma proposta para todas as idades, alternativa viável e essencial para a edificação de uma sociedade sustentável. Por fim, analisamos a interação de um grupo de idosos, oriundos da zona rural, com o meio ambiente, vislumbrando um projeto de Educação Ambiental voltado para essa etapa da vida e num futuro promover, a partir de suas experiências, um projeto de Educação Ambiental focado nas gerações vindouras. Enfim, um aspecto relativo à nossa temática é discorrer sobre os direitos dos idosos, com certeza direitos sempre novos e recentemente mais extensos, assim como justificar, com um discurso convincente a necessidade de serem efetivados. Em breves palavras é: discursar sobre Educação Ambiental e suas virtudes diante da crise ambiental, juntamente com argumentos que possam convencer setores populacionais cada vez mais amplos, é diferente de garantir aos idosos uma proteção efetivamente com os direitos social e ambiental.en
dc.format.extent1148535 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherFundação Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambientalen
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALen
dc.subjectTERCEIRA IDADEen
dc.titleMeio ambiente, educação e terceira idadeen
dc.typeThesisen
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