Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2254
Title: | Meio ambiente, educação e terceira idade |
Authors: | RUSCHEINSKY, Aloisio MOTA, Laura Leal |
Keywords: | EDUCAÇÃO AMBIENTAL;TERCEIRA IDADE |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental |
Citation: | MOTA, Laura Leal. Meio ambiente, educação e terceira idade. Rio Grande, 2004. 229. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Orientador(a): Aloisio Ruscheinsky |
Abstract: | Este estudo teve entre seus objetivos fundamentais conectar meio ambiente, educação e terceira idade, aprofundando e interligando os temas numa perspectiva de Educação Ambiental voltada às pessoas idosas. Percorremos um longo caminho para detectar a literatura sobre o tripé dos aspectos selecionados, e, na seqüência realizamos uma pesquisa de campo junto a um grupo de idosos. A fim de dar conta da nossa proposta de investigação, escrevemos a respeito da crise ambiental, suas origens e manifestações, e os possíveis rumos da humanidade diante de um impasse, o debate que a envolve, incluindo uma reação ao antropocentrismo. Destacamos a terceira idade, considerando-a uma realidade histórica construída, e a questão da longevidade como um fenômeno crescente, causas do envelhecimento e heterogeneidade do processo na sociedade. A evolução do enfoque que a sociedade tem promovido modifica-se: de velhos esquecidos e depreciados emergem idosos, renovados, e atuantes como sujeitos sociais, características próprias da 3ª idade. Diante dessa nova figura social, a questão ecológica passa a ser vista como central. No quarto capítulo abordamos a Educação Ambiental como uma proposta para todas as idades, alternativa viável e essencial para a edificação de uma sociedade sustentável. Por fim, analisamos a interação de um grupo de idosos, oriundos da zona rural, com o meio ambiente, vislumbrando um projeto de Educação Ambiental voltado para essa etapa da vida e num futuro promover, a partir de suas experiências, um projeto de Educação Ambiental focado nas gerações vindouras. Enfim, um aspecto relativo à nossa temática é discorrer sobre os direitos dos idosos, com certeza direitos sempre novos e recentemente mais extensos, assim como justificar, com um discurso convincente a necessidade de serem efetivados. Em breves palavras é: discursar sobre Educação Ambiental e suas virtudes diante da crise ambiental, juntamente com argumentos que possam convencer setores populacionais cada vez mais amplos, é diferente de garantir aos idosos uma proteção efetivamente com os direitos social e ambiental. |
Description: | Bibliotec Depositária: Setorial e Central |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2254 |
Appears in Collections: | Educação Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
laura_leal_mota6.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open | |
laura_leal_mota5.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open | |
laura_leal_mota4.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | View/Open | |
laura_leal_mota3.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open | |
laura_leal_mota2.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Laura_Leal_Mota1.pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools