
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2232
Título : | A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MEIO VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES DO ENSINO BÁSICO INTERAGINDO SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL |
Autor : | XAVIER, Rosely Perez PINHEIRO, Karen Mendonça |
Palabras clave : | APRENDIZAGEM;COMPUTADOR;AMBIENTE VIRTUAL |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
Resumen : | ESTA PEQUISA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, PRETENDE INVESTIGAR COMO O CONHECIMENTO SE CONSTRÓI NA INTERAÇÃO ENTRE SEIS ESTUDANTES DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, TRÊS DE UMA ESCOLA PARTICULAR, LOCALIZADA NA CIDADE DE CURITIBA (PR), E TRÊS DE OUTRA ESCOLA PARTICULAR, LOCALIZADA NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS (SC), INTERAGINDO EM UMA SALA DE BATE PAPO DA INTERNET SOBRE O TEMA ORIENTAÇÃO SEXUAL. VISA AINDA ANALISAR A VIABILIDADE DESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NAS EXTENSÕES DE SALA DE AULA NA TENTATIVA DE APROXIMAR O VIRTUAL E O PRESENCIAL E ABRIR NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DO PROFESSOR E PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O FOCO PROPOSTO PARA A ANÁLISE FOI DIRECIONADO AO TIPO DE INFORMAÇÃO QUE OS ALUNOS COMPARTILHAM E A INFLUÊNCIA DA ESCOLA NESSA INTERAÇÃO; AO TRATAMENTO DADO À SEXUALIDADE; A COMO AS MÁXIMAS OU PRINCÍPIOS CONVERSACIONAIS COOPERATIVOS MANIFESTAM-SE NO DISCURSO DOS INTERAGENTES E, POR ÚLTIMO, À AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVIDA. OS DADOS FORAM ANALISADOS A LUZ DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY E DOS PRINCÍPIOS COOPERATIVOS PROPOSTOS POR GRICE. OS RESULTADOS SUGEREM QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALAS DE BATE PAPO É PROPORCIONADA PELA POSSIBILIDADE DO INTERAGENTE REFLETIR SOBRE OS PRÓPRIOS PENSAMENTOS E OPINIÕES COM BASE NAS INFORMAÇÕES COMPARTILHADAS POR OUTROS INTERAGENTES. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OCORRE ATRAVÉS DA INTERAÇÃO MÚTUA QUE PROPORCIONA DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE NOVOS CONCEITOS. |
Descripción : | B.U. |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2232 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 426.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador