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dc.contributor.advisorMORGADO, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorMARINHO, Alvaro Fernando Ferreirapt_BR
dc.coverage.spatialMTpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-18T23:56:46Z-
dc.date.available2009-03-18T23:56:46Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.date.submitted2002pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2228-
dc.descriptionCETEDE - CENTRO DE TECNOLOGIAS E DOCUMENTAÇÃO EDUCACIONAISpt_BR
dc.description.abstractTEÓRICOS DA COMUNICAÇÃO E DA EDUCAÇÃO APONTAM QUE A IMAGEM DA TELEVISÃO ATUA COMO UM ELO DE LIGAÇÃO ENTRE O HOMEM E SEU IMAGINÁRIO, E A PARTIR DESSE MOMENTO VAI TRANSFORMANDO A VIDA COTIDIANA EM UM MUNDO DE FANTASIAS. COM ISSO, O TELESPECTADOR PODE CRIAR NECESSIDADES ARTIFICIAIS QUANDO SE ENVOLVE COM DESEJOS E SATISFAÇÕES QUE O MUNDO REAL DO COTIDIANO SE ENCARREGAM DE TORNÁ-LOS IMPRATICÁVEIS. COM BASE NESSE PRESSUPOSTO, A PESQUISA INVESTIGA A INTENCIONALIDADE POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO CONTEÚDO DOS PROGRAMAS TELEVISIVOS SUPERPOSITIVO, DA REDE BANDEIRANTES, E PROGRAMA LIVRE, DO SBT. OS PROGRAMAS SÃO DIRIGIDOS PARA O PÚBLICO JOVEM E SÃO EXIBIDOS À NOITE NAS DUAS EMISSORAS DE CANAIS ABERTOS. O ESTUDO CONSTATA QUE A INFLUÊNCIA DESSA PROGRAMAÇÃO TANTO PODE CONCORRER PARA A SOCIABILIDADE COMO PARA AÇÕES ANTI-SOCIAIS. MESMO DISCUTINDO TEMAS SEMELHANTES, OS PROGRAMAS TÊM LINGUAGENS DIFERENTES. E É ATRAVÉS DE PESQUISA QUALITATIVA INTERPRETATIVA QUE O ESTUDO BUSCA ANALISAR DE QUE FORMA O CONTEÚDO DESSES PROGRAMAS TELEVISIVOS SÃO TRABALHADOS, UMA VEZ QUE A PROPOSTA, O FORMATO E A LINGUAGEM DOS PRODUTOS PESQUISADOS ESTÃO ORGANIZADOS PARA TRANSMITIR VALORES MORAIS E, CONSEQUENTEMENTE, OFERECER MODELOS DE IDENTIFICAÇÃO. ANTES DE ANALISAR O CONTEÚDO DOS DOIS PROGRAMAS, O ESTUDO ABORDA A IMPLANTAÇÃO DA TELEVISÃO NO BRASIL APONTANDO COMO ESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, DESDE OS ANOS 50 DO SÉCULO XX, VEM INTRODUZINDO A CULTURA ESTRANGEIRA, ESPECIALMENTE A AMERICANA, NO NOSSO COTIDIANO. E A AMERICANIZAÇÃO DA CULTURA TEVE COMO PRIMEIRA CONQUISTA OS JOVENS. E AINDA HOJE A TELEVISÃO CONTINUA UTILIZANDO ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS PARA CONQUISTAR AUDIÊNCIA E TRANSMITIR VALORES DE CONSUMO. ISSO FICA CLARO NAS IMAGENS E NAS MENSAGENS PRODUZIDAS PELO SUPERPOSITIVO E PELO PROGRAMA LIVRE. AS CENAS REVELAM O MODELO DOS JOVENS PARTICIPANTES DOS PROGRAMAS E COMO ELES SE COMPORTAM E DISCUTEM TEMAS CONTEMPORÂNEOS. O ESTUDO NÃO TEM A PRETENSÃO DE JULGAR SE A PLATÉIA É MENOS OU MAIS SOLIDÁRIA OU ÉTICA EM RELAÇÃO A JOVENS QUE NÃO TÊM ACESSO A ESSE ENTRETENIMENTO. O OBJETIVO DA PESQUISA É APONTAR O QUE LEVA AS PESSOAS A SE ENVOLVEREM PELA LINGUAGEM E PELAS MENSAGENS DA TELEVISÃO, QUE É CONSIDERADA UM DOS MAIS INFLUENTES MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA DO BRASIL.pt_BR
dc.format.extent312819 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectJOVENSpt_BR
dc.subjectTELEVISÃOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, MÍDIA E TICpt_BR
dc.subject.otherMÍDIA - Socialização e Formaçãopt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO E TELEVISÃO: A INTENCIONALIDADE POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE PROGRAMAS VOLTADOS PARA O PÚBLICO JOVEMpt_BR
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