Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2209
Título : | Educação Para Produção De Conhecimento Politicamente Comprometido: e o que as tecnologias de informação e comunicação tem a ver com isso |
Autor : | CARVALHO, Maria Inez Da Silva De Souza GADELHA, Gustavo Almeida |
Palabras clave : | TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;ESTÉTICA;POLÍTICA |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Resumen : | As tecnologias da informação e da comunicação transformaram nossas vidas, nossas casas, as ruas, bancos, shoppings, as relações humanas, nossas expectativas, limites e possibilidades. Entretanto, as salas de aula permaneceram intactas, com estruturas e processos antiquados, reproduzindo um modelo de sociedade bipolarizado, em que os mais fortes falam e os mais fracos calam. Os mais fortes, a velha classe burguesa, com escolas comprometidas com a formação epistemológica de seus pupilos, futuros produtores de conhecimento, preparados para solucionar problemas. Os mais fracos, a plebe explorada e miserável, inseridos em processos formativos reprodutores da informação, preparados para operar ordenada e controladamente o maquinário burguês. Processos e estruturas educacionais diferenciados para públicos diferenciados, com expectativas diferenciadas: alguns chegam a dizer que a estrutura de dominantes e dominados é parte da natureza humana, numa visão determinista que pretende, tanto quanto toda a estrutura educacional vigente, sustentar o projeto neoliberal de sociedade. A educação que produz conhecimento politicamente comprometido busca discutir as questões estéticas e éticas da produção do saber, assumindo esta produção como uma ação consciente e crítica, responsável e objetiva, ideológica e etnológica, tecnológica e metodológica, uma educação que promove a reflexão sobre as relações e estruturas da sociedade neoliberal e vislumbra a possibilidade de uma realidade diferente, menos polarizada, controlada, ordenada, e com mais oportunidades, liberdade, autonomia, justiça social. A mudança é possível. As tecnologias são exemplos vivos do movimento humano, da produção do saber que forma, conforma e transforma a vida, não é possível controlá-las, ordená-las, submetê-las ao completo domínio humano, nem possível, nem necessário, nem desejado. Deixemos que a vida siga seu rumo, que o tempo se mova, que as tecnologias transformem: vamos nos concentrar na produção de conhecimento humano, na consciência ética-política de nossas produções, e na crença de que podemos formar, conformar e transformar a vida, sonhando, propondo e realizando um mundo mais humano e justo. Como objeto de estudo desta dissertação, uma experiência com adolescentes do curso de aprendizagem industrial básico do Senai/BA, utilizando sistemas de videoconferência e um portal de aprendizagem na internet, reforçando a identificação de oportunidades transformadoras, as "brechas" do sistema. É preciso acreditar que a mudança é possível. |
Descripción : | BIBLIOTECA ANÍSIO TEIXEIRA |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2209 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador