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dc.contributor.advisorTOSCHI, Mirza Seabrapt_BR
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Eva Aparecida Dept_BR
dc.coverage.spatialGOpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-18T23:56:37Z-
dc.date.available2009-03-18T23:56:37Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2189-
dc.descriptionUFGpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO É O RESULTADO DE UMA ANÁLISE DE UM PROGRAMA FOLHETINESCO DE TELEVISÃO. O RECORTE DO OBJETO DE ESTUDO SE CONSTITUIU A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JATAÍ-GO, SENDO UMA ESTADUAL E OUTRA FEDERAL. O INTUITO ERA IDENTIFICAR O CONTATO DOS JOVENS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) E OUTRAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS DA VIDA SÓCIO-ECONÔMICO-CULTURAL. O RESULTADO DO QUESTIONÁRIO, ENTRE OUTRAS COISAS, SINALIZOU A PREFERÊNCIA DE AUDIÊNCIA PELO PROGRAMA - DE GÊNERO FOLHETINESCO - MALHAÇÃO DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO, POR PARTE DA MAIORIA DOS ALUNOS DAS DUAS ESCOLAS. DA CONSTATAÇÃO DE UMA MÉDIA DAS DUAS ESCOLAS DE 14,47 HORAS SEMANAIS DE AUDIÊNCIA TELEVISIVA E SUPONDO DE QUE TAL AFETA DE ALGUMA FORMA O PROCESSO EDUCATIVO EXTRA-ESCOLAR DOS ALUNOS, O OBJETIVO DA PESQUISA CONSTITUIU-SE PELA BUSCA DE COMPREENSÃO DAS CAUSAS DA FREQÜÊNCIA DO PROGRAMA PREFERIDO PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES, PARA O QUE SE PARTIU DA HIPÓTESE DA PRESENÇA DOS ELEMENTOS DA COTIDIANIDADE DO MUNDO JOVEM NO PROGRAMA ALUDIDO E QUE OPERA COMO ATRATIVO PRINCIPAL PARA OS JOVENS. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS PRINCIPAIS SÃO DE GRAMSCI, MARTÍN-BARBERO, CANCLINI, MAZZOTTI, HELLER E LIBÂNEO, CUJOS CONCEITOS QUE DÃO EIXO AO ESTUDO SÃO: CULTURA POPULAR E DE MASSA; GÊNERO TELEVISIVO; TEORIA DA RECEPÇÃO; EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL; ESFERAS HETEROGÊNEAS DA SOCIEDADE E; ESTRUTURA DO COTIDIANO. A METODOLOGIA DE ESTUDO SE VALEU DE UM QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS DAS DUAS ESCOLAS; O ACOMPANHAMENTO POR ANOTAÇÕES DO PROGRAMA MALHAÇÃO POR NOVE MESES (NOVEMBRO DE 2002 A JULHO DE 2003); A GRAVAÇÃO EM VÍDEO-TAPE E TRANSCRIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DE UMA SEMANA EM JULHO DE 2003 (7 A 11); A ANÁLISE DA ESTRUTURA DA COTIDIANIDADE PRESENTE NO PROGRAMA MALHAÇÃO A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE AGNES HELLER, COM VÍNCULOS FEITOS AOS DEMAIS TEÓRICOS. O TRABALHO CONCLUI APONTANDO QUE É POSSÍVEL IDENTIFICAR CONSEQÜÊNCIAS PARA O PROCESSO EDUCATIVO DOS JOVENS EM CONTATO COM O PROGRAMA MALHAÇÃO, COMO TAMBÉM APONTA A EMERGÊNCIA NA SOCIEDADE DA ESFERA DA COTIDIANIDADE, CAPTADA PELO PROGRAMA. POR FIM, INDICA NOVAS FRENTES DE PESQUISA, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO DA COTIDIANIDADE DA PRÓPRIA ESCOLA PARA IDENTIFICAR O PROCESSO DE RECEPÇÃO DAS INFLUÊNCIAS POTENCIAIS DO PROGRAMA MALHAÇÃO QUE SÃO APONTADAS A PARTIR DO PRESENTE ESTUDO.pt_BR
dc.format.extent436038 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSpt_BR
dc.subjectNOVAS TECNOLOGIASpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectTELEVISÃOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, MÍDIA E TICpt_BR
dc.subject.otherMÍDIA - Apropriações, usos e representaçõespt_BR
dc.titleO COTIDIANO NA TELA DA TV E A ESFERA EDUCACIONALpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

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