Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2189
Título : O COTIDIANO NA TELA DA TV E A ESFERA EDUCACIONAL
Autor : TOSCHI, Mirza Seabra
OLIVEIRA, Eva Aparecida De
Palabras clave : NOVAS TECNOLOGIAS;EDUCAÇÃO;TELEVISÃO
Fecha de publicación : 2003
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Resumen : ESTE TRABALHO É O RESULTADO DE UMA ANÁLISE DE UM PROGRAMA FOLHETINESCO DE TELEVISÃO. O RECORTE DO OBJETO DE ESTUDO SE CONSTITUIU A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JATAÍ-GO, SENDO UMA ESTADUAL E OUTRA FEDERAL. O INTUITO ERA IDENTIFICAR O CONTATO DOS JOVENS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) E OUTRAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS DA VIDA SÓCIO-ECONÔMICO-CULTURAL. O RESULTADO DO QUESTIONÁRIO, ENTRE OUTRAS COISAS, SINALIZOU A PREFERÊNCIA DE AUDIÊNCIA PELO PROGRAMA - DE GÊNERO FOLHETINESCO - MALHAÇÃO DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO, POR PARTE DA MAIORIA DOS ALUNOS DAS DUAS ESCOLAS. DA CONSTATAÇÃO DE UMA MÉDIA DAS DUAS ESCOLAS DE 14,47 HORAS SEMANAIS DE AUDIÊNCIA TELEVISIVA E SUPONDO DE QUE TAL AFETA DE ALGUMA FORMA O PROCESSO EDUCATIVO EXTRA-ESCOLAR DOS ALUNOS, O OBJETIVO DA PESQUISA CONSTITUIU-SE PELA BUSCA DE COMPREENSÃO DAS CAUSAS DA FREQÜÊNCIA DO PROGRAMA PREFERIDO PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES, PARA O QUE SE PARTIU DA HIPÓTESE DA PRESENÇA DOS ELEMENTOS DA COTIDIANIDADE DO MUNDO JOVEM NO PROGRAMA ALUDIDO E QUE OPERA COMO ATRATIVO PRINCIPAL PARA OS JOVENS. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS PRINCIPAIS SÃO DE GRAMSCI, MARTÍN-BARBERO, CANCLINI, MAZZOTTI, HELLER E LIBÂNEO, CUJOS CONCEITOS QUE DÃO EIXO AO ESTUDO SÃO: CULTURA POPULAR E DE MASSA; GÊNERO TELEVISIVO; TEORIA DA RECEPÇÃO; EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL; ESFERAS HETEROGÊNEAS DA SOCIEDADE E; ESTRUTURA DO COTIDIANO. A METODOLOGIA DE ESTUDO SE VALEU DE UM QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS DAS DUAS ESCOLAS; O ACOMPANHAMENTO POR ANOTAÇÕES DO PROGRAMA MALHAÇÃO POR NOVE MESES (NOVEMBRO DE 2002 A JULHO DE 2003); A GRAVAÇÃO EM VÍDEO-TAPE E TRANSCRIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DE UMA SEMANA EM JULHO DE 2003 (7 A 11); A ANÁLISE DA ESTRUTURA DA COTIDIANIDADE PRESENTE NO PROGRAMA MALHAÇÃO A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE AGNES HELLER, COM VÍNCULOS FEITOS AOS DEMAIS TEÓRICOS. O TRABALHO CONCLUI APONTANDO QUE É POSSÍVEL IDENTIFICAR CONSEQÜÊNCIAS PARA O PROCESSO EDUCATIVO DOS JOVENS EM CONTATO COM O PROGRAMA MALHAÇÃO, COMO TAMBÉM APONTA A EMERGÊNCIA NA SOCIEDADE DA ESFERA DA COTIDIANIDADE, CAPTADA PELO PROGRAMA. POR FIM, INDICA NOVAS FRENTES DE PESQUISA, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO DA COTIDIANIDADE DA PRÓPRIA ESCOLA PARA IDENTIFICAR O PROCESSO DE RECEPÇÃO DAS INFLUÊNCIAS POTENCIAIS DO PROGRAMA MALHAÇÃO QUE SÃO APONTADAS A PARTIR DO PRESENTE ESTUDO.
Descripción : UFG
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2189
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf425.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador