Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2188
Título: NAS SALAS DE BATE-PAPO DA INTERNET: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA DE ADOLESCENTES
Autor(es): FREITAS, Maria Teresa De Assunção
GUEDES, Ana Paula De Oliveira
Palavras-chave: INTERNET;ESCRITA;ADOLESCENTES
Data do documento: 2001
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Resumo: ESTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE ADOLESCENTES MEDIADAS PELOS CANAIS DE BATE-PAPO DA INTERNET. DESENVOLVE-SE A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA ANCORADA NUMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA ORIENTADA PELA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA, A PARTIR DO PENSAMENTO DE BAKHTIN E VYGOTSKY. A PRESENTE PESQUISA REVELA A NOVA RELAÇÃO COM O TEXTO NO CIBERESPAÇO, A PRODUÇÃO E AS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM CIBERNÉTICA E OS SENTIDOS DESSA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA PARA OS ADOLESCENTES INTERNAUTAS. CONCLUI-SE QUE A LEITURA E A ESCRITA NESTE NOVO SUPORTE REVELAM-SE COMO INTERATIVAS, DIALÓGICAS, VIVAS, PORTANTO, SIGNIFICATIVAS PARA OS ADOLESCENTES. AO PERMITIREM A EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS, INTERESSES E O INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS, CONTRAPÕEM-SE AO COTIDIANO FORMALIZADO DAS SALAS DE AULA. PORTANTO, ESSE ESTUDO APONTA PARA UM REDIMENSIONAMENTO NECESSÁRIO DO TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA FRENTE ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PRESENTES NA CONTEMPORANEIDADE. .
Descrição: FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFJF
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2188
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf928.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador