Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2180
Título: | A CONSTITUIÇÃO DA PERSONAGEM EM AMBIENTE VIRTUAL: POSSIBILIDASDES DA INFORMÁTICA EDUCATIVA |
Autor(es): | AXT, Margarete MACHADO, Magale De Camargo |
Palavras-chave: | INCLUSÃO;AMBIENTE VIRTUAL;PERSONAGEM |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
Resumo: | O TEMA DA PESQUISA TRATA-SE DA CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL, UTILIZANDO AMBIENTES INTERATIVOS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR, DENTRO DE UMA POLÍTICA DE INCLUSÃO. SEU PROPÓSITO ESTÁ RELACIONADO À INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO COM O OUTRO COMO UM MEIO PELO QUAL OCORRE A SOCIALIZAÇÃO E A SINGULARIZAÇÃO NA DINÂMICA DAS INTERAÇÕES VIA REDE DE COMPUTADORES. ANALISAMOS AS RÉPLICAS DE DIALÓGO ENTRE OS PARTICIPANTES DO PIEP, PROJETO INTERDISCIPLINAR ENTRE A PSICOLOGIA, A INFORMÁTICA EDUCATIVA E A PEDAGOGIA. A PESQUISA POSSUI DOIS OBJETIVOS: DE UM LADO, ANALISAR DIALOGICAMENTE ESPECIFICIDADES DA INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, PARTICIPANTES DO PIEP, CUJOS ENUNCIADOS ESCRITOS REMETEM A DIFERENTES POSIÇÕES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS E, DE OUTRO, DISCUTIR EFEITOS DAS RELAÇÕES DIALÓGICAS PRODUZIDAS NA INTERLOCUÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL. PARA QUE FOSSE POSSÍVEL REALIZAR A ANÁLISE COM BASE NAS INTERAÇÕES DAS CRIANÇAS EM REDE DE COMPUTADORES, OPTOU-SE POR CONSTRUIR AMBIENTES VIRTUAIS PARA TRÊS GRUPOS DE ALUNOS DO PIEP, NOS QUAIS HAVIA EM MÉDIA DEZ PARTICIPANTES CADA. AS INTERAÇÕES TORNARAM-SE MATERIAL A SER ANALISADO. UTILIZAMOS UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE INSPIRADA NOS ESTUDOS DAS PERSONAGENS DE DOSTOIÉVSKI REALIZADO POR MIKHAIL BAKHTIN. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ FUNDAMENTADO PRINCIPALMENTE NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM, A PARTIR DE BAKHTIN, MEDIADO POR CONCEITOS DA PSICANÁLISE REPRESENTADOS POR JACQUES LACAN, MARIA RITA KEHL E SIGMUND FREUD. A ANÁLISE BUSCOU INDICAÇÕES DA CONSTITUIÇÃO DA PERSONAGEM EM AMBIENTE VIRTUAL. A INTERPRETAÇÃO DA PERSONAGEM FOI REALIZADA COMO UM SENTIDO ENCONTRADO NAS RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE OS ENUNCIADOS DOS ALUNOS. A PARTIR DA ANÁLISE APONTAMOS PARA UM SUJEITO QUE SE CONSTITUI NA LINGUAGEM, ASSIM COMO AS PERSONAGENS, ANALISADAS POR BAKHTIN. ALÉM DISSO, ANALISAMOS A PERSONAGEM CONSTITUINDO-SE NA RELAÇÃO COM O OUTRO SEM DEIXAR DE SALIENTAR A IMPORTÂNCIA DA SUA PRÓPRIA VISÃO. A RELAÇÃO EU/OUTRO FOI ANALISADA COMO IMPRESCINDÍVEL PARA AS CONSTRUÇÕES COLETIVAS, POSSIBILITADORA PARA A PERSPECTIVA DE PERSONALIZAÇÃO, NA QUAL O SUJEITO PODE SER RECONHECIDO OCUPANDO UM LUGAR ÚNICO E SINGULAR EM MEIO AO COLETIVO. DESTA FORMA, O TRABALHO ATRAVÉS DE AMBIENTE INTERATIVO NA PROPOSTA DO PIEP ABRIU POSSIBILIDADES PARA AS RELAÇÕES DIALÓGICAS, PRODUZINDO SENTIDOS, CRIANDO POSIÇÕES DE AUTORIA. |
Descrição: | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2180 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 576.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador