Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2180| Título : | A CONSTITUIÇÃO DA PERSONAGEM EM AMBIENTE VIRTUAL: POSSIBILIDASDES DA INFORMÁTICA EDUCATIVA |
| Autor : | AXT, Margarete MACHADO, Magale De Camargo |
| Palabras clave : | INCLUSÃO;AMBIENTE VIRTUAL;PERSONAGEM |
| Fecha de publicación : | 2006 |
| Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
| Resumen : | O TEMA DA PESQUISA TRATA-SE DA CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL, UTILIZANDO AMBIENTES INTERATIVOS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR, DENTRO DE UMA POLÍTICA DE INCLUSÃO. SEU PROPÓSITO ESTÁ RELACIONADO À INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO COM O OUTRO COMO UM MEIO PELO QUAL OCORRE A SOCIALIZAÇÃO E A SINGULARIZAÇÃO NA DINÂMICA DAS INTERAÇÕES VIA REDE DE COMPUTADORES. ANALISAMOS AS RÉPLICAS DE DIALÓGO ENTRE OS PARTICIPANTES DO PIEP, PROJETO INTERDISCIPLINAR ENTRE A PSICOLOGIA, A INFORMÁTICA EDUCATIVA E A PEDAGOGIA. A PESQUISA POSSUI DOIS OBJETIVOS: DE UM LADO, ANALISAR DIALOGICAMENTE ESPECIFICIDADES DA INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, PARTICIPANTES DO PIEP, CUJOS ENUNCIADOS ESCRITOS REMETEM A DIFERENTES POSIÇÕES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS E, DE OUTRO, DISCUTIR EFEITOS DAS RELAÇÕES DIALÓGICAS PRODUZIDAS NA INTERLOCUÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL. PARA QUE FOSSE POSSÍVEL REALIZAR A ANÁLISE COM BASE NAS INTERAÇÕES DAS CRIANÇAS EM REDE DE COMPUTADORES, OPTOU-SE POR CONSTRUIR AMBIENTES VIRTUAIS PARA TRÊS GRUPOS DE ALUNOS DO PIEP, NOS QUAIS HAVIA EM MÉDIA DEZ PARTICIPANTES CADA. AS INTERAÇÕES TORNARAM-SE MATERIAL A SER ANALISADO. UTILIZAMOS UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE INSPIRADA NOS ESTUDOS DAS PERSONAGENS DE DOSTOIÉVSKI REALIZADO POR MIKHAIL BAKHTIN. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ FUNDAMENTADO PRINCIPALMENTE NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM, A PARTIR DE BAKHTIN, MEDIADO POR CONCEITOS DA PSICANÁLISE REPRESENTADOS POR JACQUES LACAN, MARIA RITA KEHL E SIGMUND FREUD. A ANÁLISE BUSCOU INDICAÇÕES DA CONSTITUIÇÃO DA PERSONAGEM EM AMBIENTE VIRTUAL. A INTERPRETAÇÃO DA PERSONAGEM FOI REALIZADA COMO UM SENTIDO ENCONTRADO NAS RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE OS ENUNCIADOS DOS ALUNOS. A PARTIR DA ANÁLISE APONTAMOS PARA UM SUJEITO QUE SE CONSTITUI NA LINGUAGEM, ASSIM COMO AS PERSONAGENS, ANALISADAS POR BAKHTIN. ALÉM DISSO, ANALISAMOS A PERSONAGEM CONSTITUINDO-SE NA RELAÇÃO COM O OUTRO SEM DEIXAR DE SALIENTAR A IMPORTÂNCIA DA SUA PRÓPRIA VISÃO. A RELAÇÃO EU/OUTRO FOI ANALISADA COMO IMPRESCINDÍVEL PARA AS CONSTRUÇÕES COLETIVAS, POSSIBILITADORA PARA A PERSPECTIVA DE PERSONALIZAÇÃO, NA QUAL O SUJEITO PODE SER RECONHECIDO OCUPANDO UM LUGAR ÚNICO E SINGULAR EM MEIO AO COLETIVO. DESTA FORMA, O TRABALHO ATRAVÉS DE AMBIENTE INTERATIVO NA PROPOSTA DO PIEP ABRIU POSSIBILIDADES PARA AS RELAÇÕES DIALÓGICAS, PRODUZINDO SENTIDOS, CRIANDO POSIÇÕES DE AUTORIA. |
| Descripción : | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2180 |
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
| Aparece en las colecciones: | Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 576.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador