 
        Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2135| Título: | JOVINA, CACIQUE, PROFESSOR E PRESIDENTE: AS RELAÇÕES ENTRE O CONSELHO APIRIA E OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES WAIÃPI | 
| Autor(es): | GALLOIS, Dominique Tilkin MACEDO, Silvia Lopes Da Silva | 
| Palavras-chave: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES;JOVENS;INDÍGENAS | 
| Data do documento: | 2000 | 
| Editor: | UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO | 
| Resumo: | ESTE TRABALHO DISCUTE AS IMPLICAÇÕES ENTRE A FORMA DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NÃO-ÍNDIA, ENTENDIDA COMO ORGANIZAÇÃO QUE VISA A TRABALHAR EM PROL DE TODA A POPULAÇÃO POR MEIO DE REPRESENTANTES ESCOLHIDOS, E AS FORMAS DE RELAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA WAIÃPI (POPULAÇÃO TUPI-GUARANI DO NOROESTE DO AMAPÁ) NA DEFINIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DO CONSELHO APINA. A NECESSIDADE DE QUALIDADES ESPECÍFICAS, COMO O DOMÍNIO DO PORTUGUÊS FALADO E ESCRITO, PARA ATUAR NESTES NOVOS FÓRUNS DE REPRESENTAÇÃO, COMO O APINA, PRODUZ UMA DIFERENCIAÇÃO ENTRE OS WAIÃPI QUE DÁ SUPORTE A UMA NOVA FORMA DE DISPUTA PELA POSIÇÃO DE LIDERANÇA: A DISPUTA ENTRE JOVENS E VELHOS CHEFES TRADICIONAIS. ESTA DISPUTA SE FAZ POSSÍVEL PORQUE ESTES NOVOS FÓRUNS POSSIBILITARAM QUE OUTRAS QUALIDADES, COMO O DOMÍNIO DO PORTUGUÊS FALADO E ESCRITO, FOSSEM ADICIONADAS ÀQUELAS QUE TRADICIONALMENTE QUALIFICAM A CHEFIA WAIÃPI. | 
| Descrição: | FFLCH | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2135 | 
| Outros identificadores: | Mestrado ANTROPOLOGIA MISTO | 
| Aparece nas coleções: | Jovens Indígenas | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| tese.pdf | 833.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador