Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2135
Título: JOVINA, CACIQUE, PROFESSOR E PRESIDENTE: AS RELAÇÕES ENTRE O CONSELHO APIRIA E OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES WAIÃPI
Autor(es): GALLOIS, Dominique Tilkin
MACEDO, Silvia Lopes Da Silva
Palavras-chave: FORMAÇÃO DE PROFESSORES;JOVENS;INDÍGENAS
Data do documento: 2000
Editor: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Resumo: ESTE TRABALHO DISCUTE AS IMPLICAÇÕES ENTRE A FORMA DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NÃO-ÍNDIA, ENTENDIDA COMO ORGANIZAÇÃO QUE VISA A TRABALHAR EM PROL DE TODA A POPULAÇÃO POR MEIO DE REPRESENTANTES ESCOLHIDOS, E AS FORMAS DE RELAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA WAIÃPI (POPULAÇÃO TUPI-GUARANI DO NOROESTE DO AMAPÁ) NA DEFINIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DO CONSELHO APINA. A NECESSIDADE DE QUALIDADES ESPECÍFICAS, COMO O DOMÍNIO DO PORTUGUÊS FALADO E ESCRITO, PARA ATUAR NESTES NOVOS FÓRUNS DE REPRESENTAÇÃO, COMO O APINA, PRODUZ UMA DIFERENCIAÇÃO ENTRE OS WAIÃPI QUE DÁ SUPORTE A UMA NOVA FORMA DE DISPUTA PELA POSIÇÃO DE LIDERANÇA: A DISPUTA ENTRE JOVENS E VELHOS CHEFES TRADICIONAIS. ESTA DISPUTA SE FAZ POSSÍVEL PORQUE ESTES NOVOS FÓRUNS POSSIBILITARAM QUE OUTRAS QUALIDADES, COMO O DOMÍNIO DO PORTUGUÊS FALADO E ESCRITO, FOSSEM ADICIONADAS ÀQUELAS QUE TRADICIONALMENTE QUALIFICAM A CHEFIA WAIÃPI.
Descrição: FFLCH
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2135
Outros identificadores: Mestrado
ANTROPOLOGIA
MISTO
Aparece nas coleções:Jovens Indígenas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf833.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador