Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2135
Título : JOVINA, CACIQUE, PROFESSOR E PRESIDENTE: AS RELAÇÕES ENTRE O CONSELHO APIRIA E OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES WAIÃPI
Autor : GALLOIS, Dominique Tilkin
MACEDO, Silvia Lopes Da Silva
Palabras clave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES;JOVENS;INDÍGENAS
Fecha de publicación : 2000
Editorial : UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Resumen : ESTE TRABALHO DISCUTE AS IMPLICAÇÕES ENTRE A FORMA DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NÃO-ÍNDIA, ENTENDIDA COMO ORGANIZAÇÃO QUE VISA A TRABALHAR EM PROL DE TODA A POPULAÇÃO POR MEIO DE REPRESENTANTES ESCOLHIDOS, E AS FORMAS DE RELAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA WAIÃPI (POPULAÇÃO TUPI-GUARANI DO NOROESTE DO AMAPÁ) NA DEFINIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DO CONSELHO APINA. A NECESSIDADE DE QUALIDADES ESPECÍFICAS, COMO O DOMÍNIO DO PORTUGUÊS FALADO E ESCRITO, PARA ATUAR NESTES NOVOS FÓRUNS DE REPRESENTAÇÃO, COMO O APINA, PRODUZ UMA DIFERENCIAÇÃO ENTRE OS WAIÃPI QUE DÁ SUPORTE A UMA NOVA FORMA DE DISPUTA PELA POSIÇÃO DE LIDERANÇA: A DISPUTA ENTRE JOVENS E VELHOS CHEFES TRADICIONAIS. ESTA DISPUTA SE FAZ POSSÍVEL PORQUE ESTES NOVOS FÓRUNS POSSIBILITARAM QUE OUTRAS QUALIDADES, COMO O DOMÍNIO DO PORTUGUÊS FALADO E ESCRITO, FOSSEM ADICIONADAS ÀQUELAS QUE TRADICIONALMENTE QUALIFICAM A CHEFIA WAIÃPI.
Descripción : FFLCH
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2135
Otros identificadores : Mestrado
ANTROPOLOGIA
MISTO
Aparece en las colecciones: Jovens Indígenas

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf833.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador