Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2122
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | STEIL, Carlos Alberto | pt_BR |
dc.contributor.author | JOÃO, Dulce Maria Chalé | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:41:38Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:41:38Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2122 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES | pt_BR |
dc.description.abstract | A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MÉTODO ETNOGRÁFICO QUE ENVOLVE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS ABERTAS, A PRESENTE PESQUISA FAZ UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS SINGULARES DE DESLOCAMENTO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, PROVENIENTES DE DIFERENTES PAÍSES AFRICANOS, MATRICULADOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, LOCALIZADAS NA CIDADE E REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE TODOS INDIVÍDUOS E GRUPOS CONSTROEM CATEGORIAS PARA SE CONHECER, CLASSIFICAR A SI E AO OUTRO, DEFININDO FRONTEIRAS ENTRE EU E OUTRO?, NÓS? E ?ELES?, O ESTUDO DÁ ENFOQUE ESPECIAL SOBRE AS REFERÊNCIAS IDENTITÁRIAS E PRÁTICAS COTIDIANAS DESTES SUJEITOS, ONDE SE BUSCA COMPREENDER COMO ESTES ESTUDANTES SE CONSTROEM, SE IDENTIFICAM E SÃO IDENTIFICADOS E AS RETÓRICAS QUE ELES ADOTAM PARA SE AFIRMAREM COMO AFRICANOS NO BRASIL. NA NOVA REALIDADE SOCIAL E FRENTE A UMA NOVA IDENTIDADE, OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS AFRICANOS SE RECONSTROEM COTIDIANAMENTE NO JOGO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, ACIONANDO AS SUAS IDENTIDADES CONTINENTAL, NACIONAL E RACIAL. O IDIOMA ÉTNICO, SER AFRICANO TORNA-SE UMA REFERÊNCIA QUE APRENDEM A UTILIZAR, MANEJANDO ALGUNS TRAÇOS DIACRÍTICOS E DESENVOLVENDO PRÁTICAS QUE LHES PERMITE A SUA IDENTIFICAÇÃO COMO AFRICANOS PELA POPULAÇÃO DE ACOLHIMENTO. AS FESTAS ?TÍPICAS?, A COMIDA, O TRAJE, A LÍNGUA, O SOTAQUE E O PENTEADO SÃO ALGUNS DOS ELEMENTOS SIMBÓLICOS MANIPULADOS PELOS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DE SEU DISCURSO IDENTITÁRIO | pt_BR |
dc.format.extent | 3229477 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject | COTIDIANO | pt_BR |
dc.subject | IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL | pt_BR |
dc.subject | ESTRANGEIROS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS NO/DO ESTRANGEIRO | pt_BR |
dc.title | "O MITO ATLÂNTICO": RELATANDO EXPERIÊNCIAS SINGULARES DE MOBILIDADE NOS ESTUDANTES AFRICANOS EM PORTO ALEGRE NO JOGO DA RECONSTRUÇÃO DE SUAS IDENTIDADES ÉTNICAS | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens no/do Estrangeiro |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools