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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2114
Título: | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO URBANO E A REVELAÇÃO DO SUJEITO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO COM JOVENS DE CEILÂNDIA ? DF |
Autor(es): | MUNIZ, Cristiano Alberto MIRANDA, Mônica Gonçalves |
Palavras-chave: | DESENVOLVIMENTO COGNITIVO;GEOGRAFIA;REPRESENTAÇÕES SOCIAIS;JOVENS |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA |
Resumo: | O OBJETIVO INICIAL DESTA PESQUISA FOI ESTUDAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UM GRUPO DE JOVENS SOBRE SEU ESPAÇO URBANO. PARA SE SUSTENTAR TEÓRICA E EPISTEMOLOGICAMENTE, O TRABALHO ARTICULOU A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, OS CONCEITOS DE ESPAÇO URBANO, O LUGAR E NÃO-LUGAR E A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DO FRANCÊS GÉRARD VERGNAUD. NA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA, DISCORRI SOBRE TEMAS CORRELATOS COMO SUBJETIVIDADE, JUVENTUDES, DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL, SUJEITO. A PESQUISA EVIDENCIOU A NECESSIDADE DE GERAR UM MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO QUE POSSIBILITASSE PERCEBER AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES ENVOLVIDAS NA TEMÁTICA. ASSIM, JOVENS DE UMA ÁREA URBANA DA CIDADE DE CEILÂNDIA ? DISTRITO FEDERAL, FORAM CONVIDADOS E PASSARAM PELAS DIFERENTES FASES DE PESQUISA QUE FORAM: NARRATIVA DE HISTÓRIA DE VIDA, FOTOGRAFIA DE SEUS ESPAÇOS URBANOS, ANÁLISE, PELOS PRÓPRIOS JOVENS DE SUAS FOTOS E PRODUÇÃO DE UM CARTAZ, TIPO MAPA CONCEITUAL NO QUAL COMENTARAM SOBRE AS RELAÇÕES E SIGNIFICADOS DOS ESPAÇOS REGISTRADOS. AS CONVERSAS ESTABELECIDAS ENTRE MIM E OS JOVENS FORAM REGISTRADAS, TRANSCRITAS E ANALISADAS POR MIM, IMEDIATAMENTE DEPOIS DE CONCLUÍDA CADA ETAPA DA INVESTIGAÇÃO. OS PROTOCOLOS DOS SUJEITOS PESQUISADOS MOSTRARAM-SE MUITO RICOS DE DADOS E POSSIBILITARAM EVIDENCIAR REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO GRUPO DE JOVENS SOBRE SEU ESPAÇO URBANO ENQUANTO OBJETO MULTIFACETADO E COM DIMENSÕES COMPLEMENTARES. ESSA REPRESENTAÇÃO ESTÁ ANCORADA NAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DOS JOVENS E SE OBJETIVA NO SEU COTIDIANO INTERFERINDO EM SUAS AÇÕES. O PROCESSO GEROU OUTROS RESULTADOS COMO O PRÓPRIO MÉTODO DE PESQUISA E A REVELAÇÃO DOS JOVENS ENQUANTO SUJEITOS GEOGRÁFICOS, OU SEJA, AQUELE QUE CONSTRÓI SEUS CONCEITOS EM SITUAÇÕES GEOGRÁFICAS, QUE NASCEM E VIVEM EM UMA SOCIEDADE REPLETA DE SABERES GEOGRÁFICOS. A PESQUISA TAMBÉM POSSIBILITOU SISTEMATIZAR HIPÓTESES TAIS COMO A DE QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS JOVENS ACERCA DE SEU ESPAÇO URBANO PODEM INTERFERIR EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA DE TEMAS CONCERNENTES; FOMENTOU DESEJOS QUE SE SISTEMATIZARAM EM QUESTÕES QUE PODEM SUSTENTAR OUTRAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, TAIS COMO: QUAIS OS ESQUEMAS DESENVOLVIDOS PELO SUJEITO, EM UMA SITUAÇÃO ESCOLAR, NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA MATÉRIA GEOGRAFIA? ASSIM, ESTA PESQUISA BUSCA CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA AO APONTAR PARA A NECESSIDADE DE SE CONSIDERAR O SUJEITO GEOGRÁFICO NO PROCESSO QUE ENVOLVE OS SABERES ESCOLARES, REVELANDO A NECESSIDADE DE SE INVESTIR NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DOS PROFESSORES. |
Descrição: | BCE UNB |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2114 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens, Modos de Via e Socialização |
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