Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2102
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NOGUEIRA, Eliete Jussara | pt_BR |
dc.contributor.author | TARABORELLI, Marli Aparecida | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:40:21Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:40:21Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2102 | - |
dc.description | ALUISIO DE ALMEIDA | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO APRESENTA UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNAS SURDAS, QUE VIVENCIARAM O COTIDIANO EDUCACIONAL EM ESCOLA REGULAR DE ENSINO, OU SEJA, PARTICIPARAM DO PROCESSO DE INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI COMPREENDER O QUE ESSAS ALUNAS DIZEM SOBRE A ESCOLA, COMO EXPRESSAM SUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR E QUAIS OS ASPECTOS IMPORTANTES POR ELAS DESTACADOS NAS RELAÇÕES ESCOLARES. PROPOR A ESCUTA DESSAS ALUNAS SURDAS INSERIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR, PODE OFERECER SUBSÍDIOS PARA NORTEAR DISCUSSÕES E AÇÕES DE PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM A QUESTÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. COM UM ENFOQUE DA PESQUISA QUALITATIVA, FOI UTILIZADO COMO PROCEDIMENTO DE INVESTIGAÇÃO ENCONTROS COM ATIVIDADES PLANEJADAS PARA PROPORCIONAR A DISCUSSÃO E EXPRESSÃO DE OPINIÕES E SENTIMENTOS COM RELAÇÃO AS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES, FORAM COLETADOS DADOS POR MEIO DA ESCRITA, DESENHO, DRAMATIZAÇÃO, TROCA DE PAPÉIS E ATIVIDADE PLÁSTICA, E TAMBÉM DADOS PESSOAIS, DA HISTÓRIA FAMILIAR E DE DIAGNÓSTICO DA SURDEZ, ASSIM COMO TRATAMENTO E HISTÓRIA ESCOLAR, OBTIDOS EM PRONTUÁRIOS DA INSTITUIÇÃO EM QUE RECEBEM ACOMPANHAMENTO, TODO PROCEDIMENTO DE PESQUISA FOI AUTORIZADO PELAS PESSOAS ENVOLVIDAS NA INVESTIGAÇÃO EM ACORDO COM O COMITÊ DE ÉTICA. OS DADOS DE PRONTUÁRIO FORNECERAM UM PERFIL DAS ALUNAS SURDAS, TODAS COM APOIO FAMILIAR E INSTITUCIONAL, E FREQÜÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR. OS RELATOS E EXPRESSÕES DAS ALUNAS REVELARAM EXPERIÊNCIAS REAIS POR ELAS VIVENCIADAS EM SITUAÇÃO ESCOLAR E A ANÁLISE DAS EXPRESSÕES DAS ALUNAS, APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE RELAÇÕES DE APOIO, AMIZADE, APRESENTARAM SENTIMENTOS DE ISOLAMENTO E DIFICULDADES NAS RELAÇÕES COM AMIGOS E PROFESSORES. RELATARAM A DIFICULDADE NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO ACADÊMICO, PELA POSTURA DO PROFESSOR EM DESENVOLVER O SEU TRABALHO SEM O DEVIDO ENTENDIMENTO DE ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS QUE PODERIAM AJUDAR O SURDO. AS ALUNAS DESSA PRESENTE PESQUISA, ENFOCARAM MAIS AS QUESTÕES DE AMIZADE, COMO FATOR IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. ESTA DISSERTAÇÃO VINCULA-SE À LINHA DE PESQUISA ?CONHECIMENTO E COTIDIANO ESCOLAR?. | pt_BR |
dc.format.extent | 3947730 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE DE SOROCABA | pt_BR |
dc.subject | INCLUSÃO | pt_BR |
dc.subject | DEFICIÊNCIA AUDITIVA | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject | SURDOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS | pt_BR |
dc.title | O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: EXPRESSÕES SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens Portadores de Necessidades Especiais |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools