Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2102
Título : | O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: EXPRESSÕES SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR |
Autor : | NOGUEIRA, Eliete Jussara TARABORELLI, Marli Aparecida |
Palabras clave : | INCLUSÃO;DEFICIÊNCIA AUDITIVA;ESTUDANTES;SURDOS |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | UNIVERSIDADE DE SOROCABA |
Resumen : | ESTE TRABALHO APRESENTA UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNAS SURDAS, QUE VIVENCIARAM O COTIDIANO EDUCACIONAL EM ESCOLA REGULAR DE ENSINO, OU SEJA, PARTICIPARAM DO PROCESSO DE INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI COMPREENDER O QUE ESSAS ALUNAS DIZEM SOBRE A ESCOLA, COMO EXPRESSAM SUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR E QUAIS OS ASPECTOS IMPORTANTES POR ELAS DESTACADOS NAS RELAÇÕES ESCOLARES. PROPOR A ESCUTA DESSAS ALUNAS SURDAS INSERIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR, PODE OFERECER SUBSÍDIOS PARA NORTEAR DISCUSSÕES E AÇÕES DE PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM A QUESTÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. COM UM ENFOQUE DA PESQUISA QUALITATIVA, FOI UTILIZADO COMO PROCEDIMENTO DE INVESTIGAÇÃO ENCONTROS COM ATIVIDADES PLANEJADAS PARA PROPORCIONAR A DISCUSSÃO E EXPRESSÃO DE OPINIÕES E SENTIMENTOS COM RELAÇÃO AS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES, FORAM COLETADOS DADOS POR MEIO DA ESCRITA, DESENHO, DRAMATIZAÇÃO, TROCA DE PAPÉIS E ATIVIDADE PLÁSTICA, E TAMBÉM DADOS PESSOAIS, DA HISTÓRIA FAMILIAR E DE DIAGNÓSTICO DA SURDEZ, ASSIM COMO TRATAMENTO E HISTÓRIA ESCOLAR, OBTIDOS EM PRONTUÁRIOS DA INSTITUIÇÃO EM QUE RECEBEM ACOMPANHAMENTO, TODO PROCEDIMENTO DE PESQUISA FOI AUTORIZADO PELAS PESSOAS ENVOLVIDAS NA INVESTIGAÇÃO EM ACORDO COM O COMITÊ DE ÉTICA. OS DADOS DE PRONTUÁRIO FORNECERAM UM PERFIL DAS ALUNAS SURDAS, TODAS COM APOIO FAMILIAR E INSTITUCIONAL, E FREQÜÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR. OS RELATOS E EXPRESSÕES DAS ALUNAS REVELARAM EXPERIÊNCIAS REAIS POR ELAS VIVENCIADAS EM SITUAÇÃO ESCOLAR E A ANÁLISE DAS EXPRESSÕES DAS ALUNAS, APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE RELAÇÕES DE APOIO, AMIZADE, APRESENTARAM SENTIMENTOS DE ISOLAMENTO E DIFICULDADES NAS RELAÇÕES COM AMIGOS E PROFESSORES. RELATARAM A DIFICULDADE NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO ACADÊMICO, PELA POSTURA DO PROFESSOR EM DESENVOLVER O SEU TRABALHO SEM O DEVIDO ENTENDIMENTO DE ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS QUE PODERIAM AJUDAR O SURDO. AS ALUNAS DESSA PRESENTE PESQUISA, ENFOCARAM MAIS AS QUESTÕES DE AMIZADE, COMO FATOR IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. ESTA DISSERTAÇÃO VINCULA-SE À LINHA DE PESQUISA ?CONHECIMENTO E COTIDIANO ESCOLAR?. |
Descripción : | ALUISIO DE ALMEIDA |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2102 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Jovens Portadores de Necessidades Especiais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador