Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2085
Título : | CRIANÇAS E JOVENS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INSTITUCIONALIZADOS: UM ESTUDO SOBRE SUAS INTERPRETAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS SÓCIOEDUCATIVAS PARA A REINSERÇÃO SOCIAL |
Autor : | MACEDO, Roberto Sidnei Alves CONCEIÇÃO, Ligia Nascimento |
Palabras clave : | INSTITUCIONALIZAÇÃO;INSERÇÃO SOCIAL |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Resumen : | O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS INTERPRETAÇÕES DOS JOVENS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ACERCA DAS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS PARA A REINSERÇÃO SOCIAL, DESENVOLVIDAS EM UM ABRIGO, PERTENCENTE À FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (FUNDAC), EM SALVADOR/BAHIA. INICIALMENTE, APRESENTA-SE UMA INTERPRETAÇÃO BIBLIOGRÁFICA, VISANDO CONTEXTUALIZAR HISTORICAMENTE A CONCEPÇÃO E ASSISTÊNCIA IMPLEMENTADAS PARA O ATENDIMENTO AOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, ENFOCANDO-SE EM SEGUIDA O PROCESSO DE SEGREGAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO INFLIGIDO A ESSES SUJEITOS, TOMANDO-SE COMO EIXO PRINCIPAL, PARA A CONSECUÇÃO DO ESTUDO, O CONCEITO DE INSTITUIÇÃO TOTAL, DESENVOLVIDO POR GOFFMAN. A OPÇÃO METODOLÓGICA FOI A ABORDAGEM QUALITATIVA, COM O USO DA ETNOGRAFIA SEMIOLÓGICA, BASEADA NOS CONCEITOS EPISTEMOLÓGICOS E DISPOSITIVOS METODOLÓGICOS DA ETNOPESQUISA . UTILIZOU-SE COMO TÉCNICA DE ANÁLISE DE DADOS A INTERPRETAÇÃO DAS NARRATIVAS DOS JOVENS E PROFESSORES SOBRE AS AÇÕES IMPLEMENTADAS PARA A REINSERÇÃO SOCIAL COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO. A PARTIR DA ANÁLISE DAS NARRATIVAS FORAM IDENTIFICADAS TRÊS CATEGORIAS ANALÍTICAS: INSTITUCIONALIZAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REINSERÇÃO SOCIAL. COM BASE NAS ANÁLISES DESSAS CATEGORIAS ANALÍTICAS, PODE-SE AFIRMAR QUE O ABRIGO, OFICIALMENTE CONSIDERADO UMA CASA DE PASSAGEM, TRATA-SE, NA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO TOTAL (GOFFMAN, RESUMO 74), INDO DE ENCONTRO AO ARTIGO 101 PARÁGRAFO ÚNICO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA, 1990) O ABRIGO É MEDIDA PROVISÓRIA EXCEPCIONAL, UTILIZÁVEL COMO FORMA DE TRANSIÇÃO PARA A COLOCAÇÃO EM FAMÍLIA SUBSTITUTA, NÃO IMPLICANDO EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA REINSERÇÃO SOCIAL, CONCLUI-SE QUE SE REVELAM SOCIOPEDAGOGICAMENTE INEFICAZES, REFORÇANDO ADEMAIS, UM MODELO INSTITUCIONAL COM CARACTERÍSTICAS DE UMA INSTITUIÇÃO TOTAL. TAIS AÇÕES, IMPLEMENTADAS EM REGIME FECHADO, SÓ REFORÇAM A SEGREGAÇÃO SOCIAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, DIFICULTANDO A SUA REINSERÇÃO SOCIAL E A CONQUISTA DA DIGNIDADE DA VIDA |
Descripción : | BIBLIOTECA ANÍSIO TEIXEIRA-FACED-UFBA |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2085 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece en las colecciones: | Jovens Portadores de Necessidades Especiais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 464.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador