 
        Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2078| Título: | A NEGAÇÃO DA DIFERENÇA: UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA PÚBLICA | 
| Autor(es): | CROCHIK, José Leon SILVA, Luciene Maria Da | 
| Palavras-chave: | TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE;PRECONCEITO;EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 
| Data do documento: | 2004 | 
| Editor: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO | 
| Resumo: | ESSE ESTUDO BUSCOU COMPREENDER COMO SE ESTABELECEM AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA.TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA QUE DESCREVE E ANALISA A EXPERIÊNCIA DE ESCOLARIZAÇÃO DESSES ALUNOS NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SALVADOR (BA). CONSIDERANDO QUE O PRESENTE DISCURSO PEDAGÓGICO NO BRASIL RECORRE A UMA PERSPECTIVA DE ACOLHIMENTO DAS DIFERENÇAS, ESSA PESQUISA ANALISA COMO ESTÁ SENDO ENCAMINHADA ESSA DIRETRIZ INCLUSIVISTA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS.O ESTUDO TEM COMO FONTE TEÓRICA PRINCIPAL A TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE, PRIVILEGIANDO OS ESTUDOS DE THEODOR ADORNO SOBRE A FORMAÇÃO E A ANÁLISE DO PRECONCEITO COMO UM DOS ELEMENTOS QUE SUSTENTAM A NEGAÇÃO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA. PRETENDE-SE ENTENDER COMO SE MANIFESTA O ESTRANHAMENTO QUE CAUSA UMA DIFERENÇA, NO CASO, A DEFICIÊNCIA VISUAL, BUSCANDO ESCLARECER SOBRE SEU REFORÇO PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR. PARA ISSO, DISCUTE-SE ACERCA DO DEBATE SOBRE AS DIFERENÇAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, QUE DÁ FUNDAMENTO À PROPOSTA INCLUSIVISTA E AO SIGNIFICADO DA DEFICIÊNCIA COMO UM ATRIBUTO INDIVIDUAL QUE SE TORNA UMA DIFERENÇA NÃO ACEITÁVEL NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS. NÃO SENDO A DIFERENÇA UMA CONDIÇÃO ESTÁTICA E NATURAL, SUA PERCEPÇÃO CONDICIONA-SE AO CONTEXTO VALORATIVO DA SOCIEDADE QUE LHE DÁ SIGNIFICADO. A ANÁLISE DOS DADOS, OBTIDOS POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES E DOCUMENTOS DA ESCOLA, REVELOU QUE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONDICIONAM-SE A FATORES QUE MATERIALIZAM ESSAS RELAÇÕES. CONSIDERANDO QUE O SENTIDO DA DEFICIÊNCIA É RESULTADO DA COMBINAÇÃO DA HISTÓRIA DO INDIVÍDUO COM O MEIO SOCIAL, A REJEIÇÃO DA DEFICIÊNCIA NA ESCOLA FAZ-SE PELO DESCARTE DAS SIGNIFICAÇÕES PRÓPRIAS DOS INDIVÍDUOS NA SUA APREENSÃO DA REALIDADE, POR MEIO DE CONTATOS, ORDENAÇÕES E CONTRAPOSIÇÕES QUE EMERGEM DAS SUAS EXPERIÊNCIAS. | 
| Descrição: | PUC-SP | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2078 | 
| Outros identificadores: | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO | 
| Aparece nas coleções: | Jovens Portadores de Necessidades Especiais | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 928.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Herramientas de Administrador