Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2065
Título: | A constituição do sujeito-autor: entrecruzando realidades |
Autor(es): | BRITO, Luiz Carlos Cerquinho De ABTIBOL, Margareth Soares |
Palavras-chave: | ESTUDANTES;MEDIADORES;ENSINO MÉDIO;FORMAÇÃO |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS |
Resumo: | O presente trabalho propõe um estudo sobre a formação do sujeito-autor. Nosso objetivo foi analisar o processo de constituição desse sujeito, a partir de uma visão sócio-histórica que supõe uma concepção de sujeito pautado na interação social entre o sujeito/linguagem/mundo e seus outros. Pretendeu-se compreender a participação da família, dos pares etários dos meios de comunicação social e da educação com instâncias da constituição do sujeito-autor. Este estudo se apoia nas categorias: interação social, mediação, internalização e zona de desenvolvimento proximal propostos por Vygotsky e dialogismo, monologismo elaborados por Bakhtin. O estudo se caracteriza como qualitativo e quantitativo e teve como sujeitos, estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Fundação Bradesco. O modelo de análise adotado foi a análise de conteúdo. Os mediadores participam como ensinantes, suporte emocional, interlocutores que aprovam, intertextualidade, modelo de estrutura textual e como interlocutores que avaliam e impulsionam. |
Descrição: | PPGE/FACED |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2065 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Estudos Psicológicos/Psicanalíticos sobre Juventude |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 746.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador