Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2065
Título: A constituição do sujeito-autor: entrecruzando realidades
Autor(es): BRITO, Luiz Carlos Cerquinho De
ABTIBOL, Margareth Soares
Palavras-chave: ESTUDANTES;MEDIADORES;ENSINO MÉDIO;FORMAÇÃO
Data do documento: 2005
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Resumo: O presente trabalho propõe um estudo sobre a formação do sujeito-autor. Nosso objetivo foi analisar o processo de constituição desse sujeito, a partir de uma visão sócio-histórica que supõe uma concepção de sujeito pautado na interação social entre o sujeito/linguagem/mundo e seus outros. Pretendeu-se compreender a participação da família, dos pares etários dos meios de comunicação social e da educação com instâncias da constituição do sujeito-autor. Este estudo se apoia nas categorias: interação social, mediação, internalização e zona de desenvolvimento proximal propostos por Vygotsky e dialogismo, monologismo elaborados por Bakhtin. O estudo se caracteriza como qualitativo e quantitativo e teve como sujeitos, estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Fundação Bradesco. O modelo de análise adotado foi a análise de conteúdo. Os mediadores participam como ensinantes, suporte emocional, interlocutores que aprovam, intertextualidade, modelo de estrutura textual e como interlocutores que avaliam e impulsionam.
Descrição: PPGE/FACED
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2065
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Estudos Psicológicos/Psicanalíticos sobre Juventude

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf746.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador