Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2065
Título : | A constituição do sujeito-autor: entrecruzando realidades |
Autor : | BRITO, Luiz Carlos Cerquinho De ABTIBOL, Margareth Soares |
Palabras clave : | ESTUDANTES;MEDIADORES;ENSINO MÉDIO;FORMAÇÃO |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS |
Resumen : | O presente trabalho propõe um estudo sobre a formação do sujeito-autor. Nosso objetivo foi analisar o processo de constituição desse sujeito, a partir de uma visão sócio-histórica que supõe uma concepção de sujeito pautado na interação social entre o sujeito/linguagem/mundo e seus outros. Pretendeu-se compreender a participação da família, dos pares etários dos meios de comunicação social e da educação com instâncias da constituição do sujeito-autor. Este estudo se apoia nas categorias: interação social, mediação, internalização e zona de desenvolvimento proximal propostos por Vygotsky e dialogismo, monologismo elaborados por Bakhtin. O estudo se caracteriza como qualitativo e quantitativo e teve como sujeitos, estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Fundação Bradesco. O modelo de análise adotado foi a análise de conteúdo. Os mediadores participam como ensinantes, suporte emocional, interlocutores que aprovam, intertextualidade, modelo de estrutura textual e como interlocutores que avaliam e impulsionam. |
Descripción : | PPGE/FACED |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2065 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Estudos Psicológicos/Psicanalíticos sobre Juventude |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 746.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador