Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2065
Título : A constituição do sujeito-autor: entrecruzando realidades
Autor : BRITO, Luiz Carlos Cerquinho De
ABTIBOL, Margareth Soares
Palabras clave : ESTUDANTES;MEDIADORES;ENSINO MÉDIO;FORMAÇÃO
Fecha de publicación : 2005
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Resumen : O presente trabalho propõe um estudo sobre a formação do sujeito-autor. Nosso objetivo foi analisar o processo de constituição desse sujeito, a partir de uma visão sócio-histórica que supõe uma concepção de sujeito pautado na interação social entre o sujeito/linguagem/mundo e seus outros. Pretendeu-se compreender a participação da família, dos pares etários dos meios de comunicação social e da educação com instâncias da constituição do sujeito-autor. Este estudo se apoia nas categorias: interação social, mediação, internalização e zona de desenvolvimento proximal propostos por Vygotsky e dialogismo, monologismo elaborados por Bakhtin. O estudo se caracteriza como qualitativo e quantitativo e teve como sujeitos, estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Fundação Bradesco. O modelo de análise adotado foi a análise de conteúdo. Os mediadores participam como ensinantes, suporte emocional, interlocutores que aprovam, intertextualidade, modelo de estrutura textual e como interlocutores que avaliam e impulsionam.
Descripción : PPGE/FACED
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2065
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Estudos Psicológicos/Psicanalíticos sobre Juventude

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf746.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador