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dc.contributor.advisorFRANTZ, Ruth Marilda Fricke; Walterpt_BR
dc.contributor.authorANDRIOLI, Antônio Ináciopt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:38:04Z-
dc.date.available2009-03-14T18:38:04Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.date.submitted2000pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2059-
dc.descriptionBiblioteca Central da Unijuípt_BR
dc.description.abstractA dissertação aborda a dimensão educativa do trabalho coletivo de alunos participantes do PCE - Programa de Cooperativismo nas Escolas - durante o ano de 1999, na região fronteira noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Sua hipótese básica é que, com o desenvolvimento de práticas cooperativas, os alunos constroem a consciência cooperativa. O texto inicia com a construção do referencial teórico, tendo o trabalho como categoria central e explicativa para a educação. A tentativa de relacionar o cooperativismo com a educação merece uma definição dos dois conceitos e a forma como ambos se implicam. O ponto de unidade é o reconhecimento de que tanto a educação quanto o cooperativismo decorrem de uma necessidade humana e constituem práticas sociais. Nesse aspecto, o trabalho aparece como princípio educativo e cooperativo e a práxis é apresentada como o processo gerador da tomada de consciência e construção da sociabilidade. A história do trabalho coletivo na região em estudo e suas repercussões são apresentados como elementos necessários para o entendimento do cooperativismo e o surgimento do PCE em 1993. O registro histórico da trajetória do PCE como experiência educativa demonstra os caminhos percorridos por esta iniciativa, que envolveu mais de 12 mil alunos até 1999, em 11 municípios da região. A presença do PCE e a reflexão acerca de sua prática demonstram um pouco do potencial educativo que se estabelece na relação com pessoas e entidades convictas de sua importância no contexto social e político da região. No entanto, a delimitação deste estudo permite a problematização de apenas um elemento do PCE, considerado o mais importante no último período: as práticas cooperativas de alunos em escolas. A partir de uma pesquisa de campo com alunos e professores participantes das práticas cooperativas em 1999, foi possível demonstrar que o trabalho cooperativo é uma experiência educativa e que os valores construídos na forma de organização dos alunos influenciam na mudança de comportamento onde vivem e, portanto, na consciência dos que participam dessas práticas.pt_BR
dc.format.extent2097152 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectTRABALHOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectCOOPERATIVISMOpt_BR
dc.subjectORGANIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectPARTICIPAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, ESCOLA E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherESCOLA E TRABALHO - escola e trabalho sob a perspectiva dos jovenspt_BR
dc.titleTrabalho coletivo e educação: um estudo das práticas cooperativas do PCE - Programa de Cooperativismo nas Escolas - na região fronteira noroeste do estado do RSpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Escola e Trabalho

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