Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2058
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Eloisa Helenapt_BR
dc.contributor.authorDIAS, Deise De Souzapt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:38:04Z-
dc.date.available2009-03-14T18:38:04Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.date.submitted2000pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2058-
dc.descriptionBIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO CONSTITUI UMA ANÁLISE DA ARTICULAÇÃO QUE OS JOVENS ALUNOS TRABALHADORES ESTABELECEM ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, EM BELO HORIZONTE, JUNTO A ALUNOS TRABALHADORES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO, DO CURSO PROFISSIONALIZANTE DE PROCESSAMENTO DE DADOS E DO CURSO CIENTÍFICO, DE FORMAÇÃO GERAL. DESTACO A ESCOLA E O TRABALHO ENQUANTO ESPAÇOS QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DESSES JOVENS, SEM, NO ENTANTO, DESCONHECER AS CONTRIBUIÇÕES DOS DEMAIS ESPAÇOS NOS QUAIS ELES ESTÃO INSERIDOS. PARA PERCEBER A SUBJETIVIDADE PRESENTE NO PROCESSO DE TRABALHO, TRATO-O A PARTIR DA SUA DIMENSÃO CONCRETA. A ESCOLA, POR SUA VEZ, É ABORDADA COMO ESPAÇO SÓCIO-CULTURAL. PROCURO A DINÂMICA COTIDIANA NESSES ESPAÇOS, INDO ALÉM DAS DETERMINAÇÕES SOCIAIS E ENFATIZANDO A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS. DISCUTO O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA PARA DESTACAR A VIVÊNCIA DOS ALUNOS TRABALHADORES, CONSIDERANDO AS SUAS ESPECIFICIDADES ENQUANTO JOVENS. A ANÁLISE INDICA QUE O TRABALHO CONFIGURA-SE COMO UMA NECESSIDADE PARA OS JOVENS, APARECENDO MUITO PRECOCEMENTE EM SUAS VIDAS. MAS APESAR DE TEREM QUE TRABALHAR, OS JOVENS, SUJEITOS DESTA PESQUISA, PERMANECERAM ESTUDANDO. NA ATUALIDADE, ELES TÊM SE DEPARADO COM AS GRANDES TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS PASSA A SOCIEDADE, QUE AFETAM O MUNDO DO TRABALHO E FAZEM DEMANDAS À EDUCAÇÃO, PARA QUE ELA FORME O TRABALHADOR DENTRO DO PERFIL DESEJADO PELO EMPRESARIADO. AINDA QUE O CAPITAL PRETENDA A COMPLETA DOMINAÇÃO DOS TRABALHADORES, ELES CONSEGUEM ESCAPAR A ELA. NO PROCESSO DE CONCILIAÇÃO TRABALHO/ESCOLA, OS JOVENS, AINDA QUE TAMBÉM FAÇAM "USO DE SI PELOS OUTROS", DEPARAM-SE COM A POSSIBILIDADE DE FAZEREM "USO DE SI POR SI MESMOS". ASSIM, ELES COLOCAM EM TRABALHO O SABER, ATRAVÉS DA ARTICULAÇÃO, EM SI MESMOS, DE AMBAS AS ATIVIDADES.pt_BR
dc.format.extent1048576 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectJOVENSpt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO E TRABALHOpt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subject.otherJOVENS, ESCOLA E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherESCOLA E TRABALHO - os jovens e a escola noturnapt_BR
dc.titleJOVEM ALUNO TRABALHADOR DO ENSINO MÉDIO: A ARTICULAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃOpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Escola e Trabalho

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools