Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2035
Título: "O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO VOCÊ CRESCER" A SUBJETIVIDADE E AS TRAJETÓRIAS DOS SUJEITOS RECÉM-FORMADOS NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): SPAZZIANI, Maria De Lourdes
PERIPATO, Roberta Montefusco
Palavras-chave: ADOLESCÊNCIA;ENSINO MÉDIO;AFETIVIDADE
Data do documento: 2005
Editor: CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA
Resumo: NESTE TRABALHO PROCURAMOS ENTENDER COMO A ADOLESCÊNCIA E A AFETIVIDADE FORAM COMPREENDIDAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO, FOCALIZANDO O ENSINO MÉDIO. O FOCO FOI ENTENDER COMO A EDUCAÇÃO DEU SUPORTES PARA O ADOLESCENTE RESPONDER A PERGUNTA DO TEMA. TRABALHAMOS COM A PERSPECTIVA HISTÓRICO-SOCIAL, NOS APOIANDO EM WALLON E VIGOTSKY, NOS CONTEXTOS DE AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM E ADOLESCÊNCIA. TRABALHAMOS COM 10 SUJEITOS, ALUNOS FORMADOS EM 2002 NO ENSINO MÉDIO, DE UMA MESMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS NARRATIVAS, ONDE FOI RESGATADO O HISTÓRICO ESCOLAR, FAMILIAR E SÓCIO-ECONÔMICO DOS SUJEITOS. TAMBÉM LEVANTAMOS DADOS SOBRE AS EXPECTATIVAS, OS PLANOS E AS REALIZAÇÕES DOS SUJEITOS. DENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS, PUDEMOS OBSERVAR QUE A MAIORIA DOS SUJEITOS NÃO CONSEGUIU REALIZAR AS METAS PROFISSIONAIS A QUE TINHAM SE PROPOSTO. AS CAUSAS SE ESBARRAM PRIMARIAMENTE NAS DIFICULDADES SÓCIO-ECONÔMICAS, E NO DESCOMPROMENTIMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR COM O FUTURO DOS ALUNOS EGRESSOS. OS SUJEITOS TEM TENTADO ADAPTAR OS SEUS PLANOS À ESFERA DO POSSÍVEL, E SEGUNDO SUAS FALAS, A EDUCAÇÃO ESCOLAR NÃO OS PREPAROU PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES QUE VIVENCIARAM E QUE CONTINUAM VIVENCIANDO.
Descrição: JOSEFINA DE MOURA LACERDA
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2035
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Escola e Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf561.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador