Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2033
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jussara Maria Tavares Puglielli | pt_BR |
dc.contributor.author | SUHR, Inge Renate Fröse | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PR | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:37:59Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:37:59Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2033 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPR | pt_BR |
dc.description.abstract | A PRESENTE DISSERTAÇÃO PROPÕE-SE A AMPLIAR O LEQUE DE ELEMENTOS QUE PERMITAM FORMULAR HIPÓTESES EXPLICATIVAS SOBRE OS DIRECIONAMENTOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. ASSIM, INICIALMENTE, CARACTERIZOU-SE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO COMPONENTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO BRASILEIRO NA SEGUNDA METADE DOS ANOS DE 1990, EM RELAÇÃO ÀS MUDANÇAS NA ECONOMIA E NO TRABALHO OCORRIDAS NO CAPITALISMO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX E SUA EXPRESSÃO NO BRASIL. A SEGUIR, FORAM EXPOSTOS OS ARGUMENTOS DOS PROPOSITORES DA REFORMA SOBRE SUA URGÊNCIA E SOBRE OS DIRECIONAMENTOS ADOTADOS, EM CONFRONTO COM OS ARGUMENTOS DOS AUTORES QUE LHE FAZEM A CRÍTICA. PARA OS PROPOSITORES DA REFORMA, DADA A SEMELHANÇA DAS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS, TANTO À INSERÇÃO PROFISSIONAL QUANTO À VIDA CIDADÃ, A REFERÊNCIA PRINCIPAL PARA A DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA ESCOLA SERIAM AS DEMANDAS DO SETOR PRODUTIVO. OS AUTORES QUE FAZEM A CRÍTICA À REFORMA APONTAM PARA A INADEQUAÇÃO DA SUBORDINAÇÃO DA ESCOLA À PRODUÇÃO DADO AO UTILITARISMO E AO REDUCIONISMO QUE ESTA PROPOSTA ENCERRA. A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DESSA PRETENSA ARTICULAÇÃO MAIS PRÓXIMA ENTRE ENSINO MÉDIO E SETOR PRODUTIVO, O TRABALHO TOMOU, NÃO O OLHAR DA ESCOLA, MAS DE EMPRESAS DE RECURSOS HUMANOS ? COMPREENDIDAS COMO EXPRESSÃO OBJETIVADA DAS DEMANDAS DE MERCADO ?, E DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO ? VISÃO DE JOVENS TRABALHADORES ?, SOBRE A PRETENSA VINCULAÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E AS DEMANDAS DO MERCADO DE TRABALHO EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA. A SEGUIR BUSCOU-SE TRAÇAR UM PANORAMA DAS CONDIÇÕES DE INSERÇÃO NO TRABALHO DO JOVEM EGRESSO DO ENSINO MÉDIO EM CURITIBA, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO À TENDÊNCIA DE AMPLIAÇÃO DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE. OS ELEMENTOS TRAZIDOS DA REVISÃO DE LITERATURA DIRECIONARAM A ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE PESQUISA E TAMBÉM A ANÁLISE DOS DEPOIMENTOS COLHIDOS. ESTES APONTARAM ALGUNS ELEMENTOS QUE, APARENTEMENTE, PERMITEM REAFIRMAR A POSIÇÃO DOS AUTORES QUE FAZEM A CRÍTICA À DEFINIÇÃO DO SETOR PRODUTIVO COMO REFERÊNCIA PARA A REFORMA. ALÉM DISSO, APONTAM PARA A POUCA EFETIVIDADE DA REFORMA, TANTO NO QUE SE REFERE À AMPLIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NO TRABALHO, QUANTO NO QUE DIZ RESPEITO AO ACESSO A PATAMARES MAIS ELEVADOS DE COMPREENSÃO DA REALIDADE POR PARTE DOS JOVENS. POR OUTRO LADO, DEMONSTRAM QUE HOUVE ELEVAÇÃO DAS EXIGÊNCIAS DE ESCOLARIDADE PELO MERCADO, DE FORMA QUE, APARENTEMENTE, O ENSINO MÉDIO SE TORNOU O PATAMAR MÍNIMO PARA CONCORRER AOS POSTOS DE TRABALHO FORMAIS, MESMO QUE EM FUNÇÕES DE BAIXO CONTEÚDO INTELECTUAL. É IMPORTANTE REGISTRAR QUE A PESQUISA PRIORIZOU O SETOR SECUNDÁRIO, APONTADO COMO MAIOR ABSORVEDOR DE MÃO-DE-OBRA JUVENIL, E NÃO DOS SETORES DE PONTA, ONDE, EM TESE, SERIA DEMANDADO O MAIOR DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COGNITIVAS. POR ISSO MESMO, APONTA PARA A NECESSIDADE DE APROFUNDAR OS ESTUDOS, POR DENTRO E POR FORA DA ESCOLA, SOBRE OS DIRECIONAMENTOS DA REFORMA E, COM ISSO, FAVORECER A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS QUE TENHAM COMO HORIZONTE O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DAS CLASSES-QUE-VIVEM-DO-TRABALHO. | pt_BR |
dc.format.extent | 1996034 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ | pt_BR |
dc.subject | POLÍTICAS EDUCACIONAIS | pt_BR |
dc.subject | ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, ESCOLA E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA E TRABALHO - os jovens alunos do ensino técnico | pt_BR |
dc.title | OS PROPÓSITOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E OS DESÍGNIOS DO MERCADO: O OLHAR DE RECRUTADORES E DE JOVENS INSERIDOS | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Escola e Trabalho |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools