Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2028
Título : A RELAÇÃO ENTRE ESCOLARIDADE E TRABALHO NA ÓTICA DE JOVENS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, PROVENIENTES DE FAMÍLIAS METALÚRGICAS
Autor : FERRETI, Celso João
GANDOLFI, Cristiane
Palabras clave : RELAÇÃO;ESCOLARIDADE;TRABALHO
Fecha de publicación : 2001
Editorial : PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumen : O presente estudo versa sobre a relação formulada por seis adolescentes provenientes de famílias metalúrgicas de São Bernardo do Campo, sobre o sentido do trabalho e da escolaridade nessa fase da vida, num momento em que assiste-se o dilaceramento da condição operária, com a crise do paradigma fordista/taylorista. Optou-se pela abordagem qualitativa, na qual, por meio de roteiro de pesquisa semidiretivo, Objetivou-se focalizar as trajetórias escolares dos jovens e suas perspectivas quanto ao futuro. Além disso, o instrumento contemplou a investigação sobre a trajetória profissional dos pais dos jovens, possibilitando delinear a relação entre a vivência do trabalho nas fábricas e os modos de ser realizados no interior da família metalúrgica. Essa opção teórica é fundamentada a partir das relações que se estabelecem entre o quadro de referência macrossocial e as atitudes e valores dos sujeitos, expressadas nas biografias. Buscou-se a articulação entre as determinações sociais e as maneiras que os sujeitos lidam com elas, ora introjetando-as, ora negando-as, ora formulando novos quadros de referências. Para tanto, as contribuições de Alain Touraine, Guy Bajoit e Abraham Franssem foram fundamentais na construção do quadro teórico desta pesquisa.
Descripción : Bibliotéca Central da PUCSP
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2028
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Jovens, Escola e Trabalho

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador