Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2023
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AZEVEDO, Nyrma Souza Nunes De | pt_BR |
dc.contributor.author | SILVA, Kátia Dumard Da | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:37:56Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:37:56Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2023 | - |
dc.description | CFCH | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA PESQUISA INVESTIGA QUAIS SÃO AS REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA VIVENCIADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO NOTURNO, JOVENS E ADULTOS, E O QUANTO ESSAS INFLUENCIAM OU NÃO NA ESCOLHA E NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS DISCENTES. O ESTUDO DE CASO FOI O PROCEDIMENTO ADOTADO E VOLTOU-SE PARA ALUNOS DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, NO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS - RJ. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM REALIZADOS TRÊS QUESTIONÁRIOS QUE, POSTERIORMENTE, FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE DE CONTEÚDO. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SE DEU NA CONFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE, QUE VALORIZA O RESPEITO AO CONHECIMENTO TRAZIDO PELO ALUNO PARA A ESCOLA E A NECESSIDADE DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA BASEADA NA AÇÃO E NO DIÁLOGO, E CORNELIUS CASTORIADIS, QUE DESTACA A RELAÇÃO DO FAZER/REPRESENTAR VENDO, NESTA, A MANUTENÇÃO DE UMA SOCIEDADE QUE PERMITE A COMUNICAÇÃO DE SEUS INDIVÍDUOS, OBJETIVANDO UMA INSTITUIÇÃO IMAGINÁRIA. OS RESULTADOS OBTIDOS SUGEREM QUE OS DISCENTES TENDEM A NÃO PERCEBER QUE A ESCOLHA E A PRÁTICA PROFISSIONAL NÃO ESTÃO DIRETAMENTE ATRELADAS AO CONHECIMENTO ESCOLAR SISTEMATIZADO, E QUE, SUAS HABILIDADES, PESSOAL E PROFISSIONAL, PODEM SER, TAMBÉM, APERFEIÇOADAS EM CURSOS EXTRACURRICULARES. QUANDO ALMEJAM AVANÇAR EM SEUS ESTUDOS, O FAZEM MOTIVADOS PELO CONSUMISMO VIGENTE OU PELA EXIGÊNCIA DO MERCADO DE TRABALHO E NÃO POR ACREDITAREM NA ESCOLA COMO UM ESPAÇO PARA A TROCA DE CONHECIMENTOS E, CONSEQÜENTEMENTE, UMA INFLUÊNCIA DETERMINANTE EM SEU COTIDIANO. | pt_BR |
dc.format.extent | 264922 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
dc.subject | ENSINO NOTURNO | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, ESCOLA E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA E TRABALHO - os jovens e a escola noturna | pt_BR |
dc.title | AS REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA VIVENCIADAS PELOS ALUNOS, JOVENS E ADULTOS, NO ENSINO NOTURNO DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS-RJ, E SUAS INFLUÊNCIAS NO TRABALHO PROFISSIONAL | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Escola e Trabalho |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools