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Título: TRAJETÓRIA DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA: A QUESTÃO DA ESCOLHA PROFISSIONAL
Autor(es): ROMERO, Carlos Cortez
BASTOS, Juliana Curzi
Palavras-chave: TRAJETÓRIA EDUCACIONAL;TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Data do documento: 2005
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Resumo: ESTE TRABALHO PROCUROU INVESTIGAR A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DA CIDADE DE JUIZ DE FORA, VISANDO, PRINCIPALMENTE, OBSERVAR SE AS SUAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS FORAM, DE FATO, CONCRETIZADAS. CONSIDERANDO QUE A EFETIVAÇÃO DA ESCOLHA PROFISSIONAL DEPENDE DE VÁRIOS FATORES QUE INTERFEREM NO PERCURSO DE VIDA DESSES JOVENS, ESTA PESQUISA PROCUROU INVESTIGAR QUAIS OS FATORES QUE INFLUENCIARAM A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DOS JOVENS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO QUE FORAM DETERMINANTES PARA A EFETIVAÇÃO OU NÃO DE SUAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS.CONHECER OS FATORES QUE INTERFEREM NA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DE JOVENS ORIUNDOS DO ENSINO PÚBLICO SE TORNA FUNDAMENTAL PARA QUE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (OP) COMPREENDAM QUE AS ESCOLHAS NÃO ACONTECEM LIVREMENTE, MAS SÃO CONDICIONADAS POR FATORES MAIS ABRANGENTES, QUE MUITAS VEZES SUPERAM A QUESTÃO DO SIMPLES PROJETO INDIVIDUAL.ESTE ESTUDO SE REFERE À RELAÇÃO MAIS AMPLA ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO, UTILIZANDO-SE DE UM REFERENCIAL TEÓRICO DE BASE SÓCIO-HISTÓRICA, QUE APONTA PARA A INVESTIGAÇÃO DO CONTEXTO E DAS RELAÇÕES SOCIAIS NO SENTIDO DE IDENTIFICAR E COMPREENDER AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES QUE INFLUENCIAM A QUESTÃO DA EFETIVAÇÃO DAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS.COM ESTE PROPÓSITO, FORAM ENTREVISTADOS 10 EGRESSOS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS, QUE CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO NO ANO DE 1997, ASSIM COMO TAMBÉM FORAM ENTREVISTADOS OS SEUS PAIS. FOI SEGUIDO UM ROTEIRO DE ENTREVISTAS QUE ABORDOU OS PRINCIPAIS PONTOS DAS TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS E PROFISSIONAIS DESSES EGRESSOS, ALÉM DE SUAS CONCEPÇÕES ACERCA DOS FATORES QUE PODERIAM INFLUENCIAR NESSAS TRAJETÓRIAS. AS ENTREVISTAS FORAM SUBMETIDAS Á ANÁLISE DE CONTEÚDO.AS CONCLUSÕES DESSA DISSERTAÇÃO INDICAM QUE OS DETERMINANTES SÓCIO-ECONÔMICOS REPRESENTAM O PRINCIPAL OBSTÁCULO PARA A CONCRETIZAÇÃO DAS OPÇÕES PROFISSIONAIS DOS SUJEITOS. NESSE SENTIDO, É PRECISO RELATIVIZAR O TERMO ESCOLHA PROFISSIONAL , VISTO QUE OS JOVENS PERTENCENTES ÀS CLASSES SUBALTERNAS, DENTRO DE UMA SOCIEDADE CAPITALISTA, POSSUEM GRAUS MUITO LIMITADOS DE LIBERDADE DE ESCOLHA, POIS SUA CONDIÇÃO DE CLASSE MUITAS VEZES OS LEVA A PERCORRER CAMINHOS EM QUE A NECESSIDADE SUPERA A PRÓPRIA VONTADE.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL UFJF
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2018
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Escola e Trabalho

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