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Título: CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS: UM REFLEXÃO SOBRE AS CONDIÇÕES DE INGRESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR
Autor(es): FIOD, Edna Garcia Maciel
MATIAS, Irlene Dos Santos
Palavras-chave: EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA;SELETIVIDADE;ACESSO À EDUCAÇÃO;PERMANÊNCIA
Data do documento: 2003
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Resumo: O ENSINO TÉCNICO ADQUIRIU MAIOR IMPORTÂNCIA A PARTIR DAS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES APESAR DE SUA PERSPECTIVA MORALIZADORA E DE "FORMAÇÃO DO CARÁTER PARA O TRABALHO". NO ENTANTO, NO BRASIL, AS MUDANÇAS EMPREENDIDAS DESDE O MODELO AGROEXPORTADOR COMERCIAL, ATÉ O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO, URBANIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO CONDUZIRAM A ALTERAÇÕES SUBSTANCIAIS COM RELAÇÃO A ESSA MODALIDADE DE ENSINO. ASSIM, ESTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO ENSINO TÉCNICO NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS, COMO UMA FORMA DE EDUCAÇÃO QUE POSSIBILITE ÀS CLASSES MENOS PRIVILEGIADAS SOCIALMENTE CONDIÇÕES DE ACESSO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL QUALIFICADA E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO. INVESTIGA, NO ENSINO TÉCNICO, O ACESSO, A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO DO ALUNO. ESTE ESTUDO EFETIVOU-SE NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO AMAZONAS (ETFAM), ONDE BUSCARAM-SE DADOS QUANTITATIVOS DE ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS E DADOS DE APROVAÇÃO, REPROVAÇÃO E ABANDONO, PARA COMPREENDER O PROCESSO DE SELETIVIDADE DO ENSINO NESSA INSTITUIÇÃO. EM CONCLUSÃO, APONTA QUE A INSTITUIÇÃO É SELETIVA, E ESSA SELETIVIDADE SE CONFIGURA EM MEIO A FATORES INTRA E EXTRA-ESCOLARES.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2011
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Escola e Trabalho

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