Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2009
Título : | O PERFIL DO ALUNO EGRESSO DE ENSINO MÉDIO E ANÁLISE COMPARATIVA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM OS DE CONCOMITÂNCIA INTERNA: ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA TOPOGRAFIA |
Autor : | SANCHEZ, Sandra Barros PEREIRA, Marcos Gonçalves |
Palabras clave : | FRACASSO ESCOLAR;PROJETOS ACELERAÇÃO DE ESTUDOS;EGRESSOS |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO |
Resumen : | O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO AVALIAR O RENDIMENTO OU DESEMPENHO DOS ALUNOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO, COMPARANDO SEUE RENDIMENTOS COM OS RENDIMENTOS DOS ALUNOS DE CONCOMITÂNCIA INTERNA, BEM COMO IDENTIFICAR E QUESTIONAR OS PROBLEMAS QUE LEVAM OS ALUNOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO A APRESENTAR BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR NA DISCIPLINA DE TOPOGRAFIA. ESTE ESTUDO COMPARATIVO JUSTIFICOU-SE, POIS BUSCOU DAR RESPOSTAS CIENTÍFICAS AOS VÁRIOS QUESTIONAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR, COM RELAÇÃO AS DUAS CLIENTELAS, CLIENTELA ESTA, QUE PASSOU A SER PARTE INTEGRANTE DA COMUNIDADE ESCOLAR DO CEFET-BAMBUÍ, A PARTIR DA PROMULGAÇÃO DA NOVA LDB. NA REVISÃO DE LITERATURA, ABORDA-SE NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O FRACASSO ESCOLAR, O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, ENGLOBANDO A HISTÓRIA ATUAL CEFET-BAMBUÍ, A REFORMA DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE E O PROJETO DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS A CAMINHO DA CIDADANIA . ESTA PESQUISA AVALIATIVA QUE OCORREU UMA PLURALIDADE DE MÉTODOS UTILIZOU-SE DA PESQUISA QUANTITATIVA, BUSCANDO ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE CAUSA E EFEITO ENTRE AS VARIÁVEIS, ESTABELECENDO PARÂMETROS MENSURÁVEIS PARA COMPROVAR OU NÃO AS HIPÓTESES LEVANTADAS E DA PESQUISA QUALITATIVA, PROCURANDO CAPTAR O FENÔMENO ( BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO ) EM TODA A SUA EXTENSÃO, LEVANTANDO POSSÍVEIS VARIÁVEIS RELACIONADA AO FENÔMENO, UTILIZANDO-SE DA EXPERIÊNCIA DO PESQUISADOR COMO PROFESSOR PARA AVALIAR O RESULTADO OBTIDO NA PESQUISA. AOS COMPARAR OS DOIS GRUPOS DE ALUNOS FOI POSSÍVEL DETECTAR DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NO RENDIMENTO ESCOLAR ENTRE ELES, E AINDA LEVANTOU OS SEGUINTES FATORES QUE ESTARIAM RELACIONADOS AO BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR DOS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO : - TIPO E.M. CURSANDO, - RENDIMENTO EM MATEMÁTICA NO E.M., - VIAS USADAS PARA A CONCLUSÃO DO E.M MANUTENÇÃO FINANCEIRA NO CEFET, - ESCOLHA DO CURSO TÉCNICO, MOTIVAÇÃO, - ESTUDO EXTRA CLASSE,- TEMPO DESTINADO AO ESTUDO EXTRA CLASSE, - TEMPO DESTINADO AO ESTUDO DE TOPOGRAFIA, - FORMAÇÃO DAS TURMAS, - REFORÇO OU NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA, REGIME ESCOLAR, DESLOCAMENTO DO CEFET, - CASA E CASA CEFET, - EFICIÊNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO, - ESTUDO DE GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO, - CONHECIMENTO GERADO PELO ENSINO MÉDIO, - OFERECIMENTO DO MÓDULO DE DESENHO TÉCNICO, -DIRECIONAMENTO DO MÓDULO DE TOPOGRAFIA, - DESENHO TÉCNICO COMO PRÉ-REQUISITO DO MÓDULO DE TOPOGRAFIA, - PRETENSÕES AO TERMINAR O ENSINO TÉCNICO. COM O LEVANTAMENTO DESTE FATORES IDENTIFICA-SE E QUESTIONA-SE AS NECESSIDADES DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR, DE AJUSTAMENTO PESSOAL E AINDA POSSIBILITOU O TRAÇAR O PERFIL DESTE ALUNOS. |
Descripción : | BIBLIOTECA DA UFRURALRJ |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2009 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Jovens, Escola e Trabalho |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 575.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador