Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1994
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Maria Ligia De Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | MACIEL, Claudia Monteiro | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:37:50Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:37:50Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1994 | - |
dc.description | IFCS | pt_BR |
dc.description.abstract | NESTA PESQUISA PROCURAMOS DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO COMO DETERMINANTE PRINCIPAL DA DESIGUALDADE DE RENDA FAMILIAR BRASILEIRA. ISTO PORQUE ELA DIFERENCIA AS OPORTUNIDADES OFERECIDAS ÀS PESSOAS EM UMA SOCIEDADE ONDE O MUNDO DO TRABALHO SE TORNA CADA VEZ MAIS COMPETITIVO E, PORTANTO, A ESCOLARIDADE DE TORNA FUNDAMENTAL NA BUSCA PELO EMPREGO. PUDEMOS CONSTATAR TAMBÉM QUE A ESCOLA AINDA É VISTA COMO UM ELEMENTO DE ASCENSÃO SOCIAL. OS ÍNDICES PREOCUPANTES DE DESEMPREGO JUVENIL REMETEM-NOS A PENSAR EM CRIAR ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM A INSERÇÃO DESTE GRUPO SOCIAL NO MERCADO DE TRABALHO. PERCEBEMOS A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COMO UMA ESTRATÉGIA DE GRANDE DESTAQUE. PARA TANTO TRAÇAMOS UM HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL ONDE PUDEMOS PERCEBER QUE ESTA MODALIDADE DE ENSINO SEMPRE ESTEVE ASSOCIADA A UM CARÁTER ASSISTENCIALISTA. POR ESTE MOTIVO, TENTAMOS COMPREENDER O PÚBLICO DESSAS ESCOLAS, E APROVEITAMOS PARA CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O JOVEM BRASILEIRO. ENTRETANTO O QUE AVERIGUAMOS É QUE O PÚBLICO DE UMA DAS MELHORES ESCOLAS DE ENSINO TÉCNICO DO RIO DE JANEIRO, O CEFET/RJ, É COMPOSTO EM SUA MAIORIA POR JOVENS DE CLASSE MÉDIA UMA VEZ QUE O RIGOROSO PROCESSO SELETIVO ACABA POR EXCLUIR AQUELES CANDIDATOS QUE VIERAM DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E FAVORECENDO OS QUE ESTUDARAM EM ESCOLAS PARTICULARES. | pt_BR |
dc.format.extent | 3133809 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.subject | ENSINO TÉCNICO | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject | JOVENS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, ESCOLA E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA E TRABALHO - os jovens alunos do ensino técnico | pt_BR |
dc.title | O LUGAR DA ESCOLA TÉCNICA FRENTE ÀS ASPIRAÇÕES DO MERCADO DE TRABALHO | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Escola e Trabalho |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools