Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1994
Título: O LUGAR DA ESCOLA TÉCNICA FRENTE ÀS ASPIRAÇÕES DO MERCADO DE TRABALHO
Autor(es): BARBOSA, Maria Ligia De Oliveira
MACIEL, Claudia Monteiro
Palavras-chave: ENSINO TÉCNICO;EDUCAÇÃO E TRABALHO;JOVENS
Data do documento: 2005
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Resumo: NESTA PESQUISA PROCURAMOS DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO COMO DETERMINANTE PRINCIPAL DA DESIGUALDADE DE RENDA FAMILIAR BRASILEIRA. ISTO PORQUE ELA DIFERENCIA AS OPORTUNIDADES OFERECIDAS ÀS PESSOAS EM UMA SOCIEDADE ONDE O MUNDO DO TRABALHO SE TORNA CADA VEZ MAIS COMPETITIVO E, PORTANTO, A ESCOLARIDADE DE TORNA FUNDAMENTAL NA BUSCA PELO EMPREGO. PUDEMOS CONSTATAR TAMBÉM QUE A ESCOLA AINDA É VISTA COMO UM ELEMENTO DE ASCENSÃO SOCIAL. OS ÍNDICES PREOCUPANTES DE DESEMPREGO JUVENIL REMETEM-NOS A PENSAR EM CRIAR ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM A INSERÇÃO DESTE GRUPO SOCIAL NO MERCADO DE TRABALHO. PERCEBEMOS A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COMO UMA ESTRATÉGIA DE GRANDE DESTAQUE. PARA TANTO TRAÇAMOS UM HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL ONDE PUDEMOS PERCEBER QUE ESTA MODALIDADE DE ENSINO SEMPRE ESTEVE ASSOCIADA A UM CARÁTER ASSISTENCIALISTA. POR ESTE MOTIVO, TENTAMOS COMPREENDER O PÚBLICO DESSAS ESCOLAS, E APROVEITAMOS PARA CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O JOVEM BRASILEIRO. ENTRETANTO O QUE AVERIGUAMOS É QUE O PÚBLICO DE UMA DAS MELHORES ESCOLAS DE ENSINO TÉCNICO DO RIO DE JANEIRO, O CEFET/RJ, É COMPOSTO EM SUA MAIORIA POR JOVENS DE CLASSE MÉDIA UMA VEZ QUE O RIGOROSO PROCESSO SELETIVO ACABA POR EXCLUIR AQUELES CANDIDATOS QUE VIERAM DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E FAVORECENDO OS QUE ESTUDARAM EM ESCOLAS PARTICULARES.
Descrição: IFCS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1994
Outros identificadores: Mestrado
SOCIOLOGIA
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Escola e Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf3.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador