Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1994
Título : | O LUGAR DA ESCOLA TÉCNICA FRENTE ÀS ASPIRAÇÕES DO MERCADO DE TRABALHO |
Autor : | BARBOSA, Maria Ligia De Oliveira MACIEL, Claudia Monteiro |
Palabras clave : | ENSINO TÉCNICO;EDUCAÇÃO E TRABALHO;JOVENS |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO |
Resumen : | NESTA PESQUISA PROCURAMOS DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO COMO DETERMINANTE PRINCIPAL DA DESIGUALDADE DE RENDA FAMILIAR BRASILEIRA. ISTO PORQUE ELA DIFERENCIA AS OPORTUNIDADES OFERECIDAS ÀS PESSOAS EM UMA SOCIEDADE ONDE O MUNDO DO TRABALHO SE TORNA CADA VEZ MAIS COMPETITIVO E, PORTANTO, A ESCOLARIDADE DE TORNA FUNDAMENTAL NA BUSCA PELO EMPREGO. PUDEMOS CONSTATAR TAMBÉM QUE A ESCOLA AINDA É VISTA COMO UM ELEMENTO DE ASCENSÃO SOCIAL. OS ÍNDICES PREOCUPANTES DE DESEMPREGO JUVENIL REMETEM-NOS A PENSAR EM CRIAR ESTRATÉGIAS QUE FACILITEM A INSERÇÃO DESTE GRUPO SOCIAL NO MERCADO DE TRABALHO. PERCEBEMOS A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COMO UMA ESTRATÉGIA DE GRANDE DESTAQUE. PARA TANTO TRAÇAMOS UM HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL ONDE PUDEMOS PERCEBER QUE ESTA MODALIDADE DE ENSINO SEMPRE ESTEVE ASSOCIADA A UM CARÁTER ASSISTENCIALISTA. POR ESTE MOTIVO, TENTAMOS COMPREENDER O PÚBLICO DESSAS ESCOLAS, E APROVEITAMOS PARA CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O JOVEM BRASILEIRO. ENTRETANTO O QUE AVERIGUAMOS É QUE O PÚBLICO DE UMA DAS MELHORES ESCOLAS DE ENSINO TÉCNICO DO RIO DE JANEIRO, O CEFET/RJ, É COMPOSTO EM SUA MAIORIA POR JOVENS DE CLASSE MÉDIA UMA VEZ QUE O RIGOROSO PROCESSO SELETIVO ACABA POR EXCLUIR AQUELES CANDIDATOS QUE VIERAM DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E FAVORECENDO OS QUE ESTUDARAM EM ESCOLAS PARTICULARES. |
Descripción : | IFCS |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1994 |
Otros identificadores : | Mestrado SOCIOLOGIA EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Jovens, Escola e Trabalho |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador