Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1993
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AGUIAR, Wanda Maria Junqueira De | pt_BR |
dc.contributor.author | ALFREDO, Raquel Antonio | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:37:50Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:37:50Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1993 | - |
dc.description | PUCSP | pt_BR |
dc.description.abstract | Empreendemos este trabalho com o fito de produzir aproximações explicativas a respeito do processo de constituição dos sentidos e significados sobre espaços, momentos e situações entendidos como constitutivos da atividade escolha, na escola, mais especificamente, a respeito daqueles que se constituem como possíveis determinantes da escolha profissional. Para tanto, empreendemo-lo, por meio da mediação dos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico dialético, via psicologia sócio-histórica. Ao adotarmos, como referencial teórico-metodológico, a psicologia sócio-histórica, nos comprometemos com um determinado modo de investigar, registrar e por fim de analisar as informações produzidas nesse percurso. Modo este que nos levou, necessariamente, a trabalhar com categorias peculiares, tais como: Trabalho, mediação, alienação, necessidade, motivo, sentidos e significados. Assim, ancorados nos pressupostos produzidos por Vigotski, pudemos concretizar a pesquisa como via explicativa e não descritiva, podendo então, encaminhar nossos estudos para além da aparência do fenômeno estudado, considerando sua essência, isto é, seus traços essenciais (aspectos individuais, particulares e universais). Nessas condições, o presente estudo se deu em escola de ensino público, no desenvolvimento de um programa de orientação profissional com duas turmas de 3º ano de Ensino Médio. Na concretização do programa pudemos selecionar uma aluna, para então, iniciar um percurso de interlocução, através de entrevistas semi-dirigidas. Assim, pudemos focalizar a escolha como atividade (movimento da subjetividade objetivada em ação), em determinado contexto sócio-histórico e analisá-la como fenômeno imbricado com a realidade social. No processo de análise, mais precisamente, nos momentos conclusivos deste percurso, significou-se nos a preponderância da constituição de sentidos e significados sobre a escolha em geral, em detrimento dos relacionados especificamente, com a escolha profissional. Inferimos que, uma das possibilidades explicativas, sobre tal preponderância pode ser a não sistematização pedagógica de conteúdos relacionados com temas que contemplem o mundo do trabalho, das ocupações e das profissões, para além da espontaneidade casuística. | pt_BR |
dc.format.extent | 1441608 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject | ESCOLHA PROFISSIONAL | pt_BR |
dc.subject | SENTIDOS E SIGNIFICADOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, ESCOLA E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA E TRABALHO - escola e trabalho sob a perspectiva dos jovens | pt_BR |
dc.title | Aproximações explicativas a partir da análise de sentidos e significados constituídos em espaços/momentos/situações de escolha na escola | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Escola e Trabalho |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools