Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1987
Título: | O ÊXTASE URBANO: SÍMBOLOS E PERFORMANCES NOS FESTIVAIS DE MÚSICA ELETRÔNICA |
Autor(es): | LAGROU, Elsje Maria CAVALCANTE, Tiago Coutinho |
Palavras-chave: | MÚSICA ELETRÔNICA;FESTAS;JOVENS |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO |
Resumo: | O OBJETIVO DA DISSERTAÇÃO É APRESENTAR OS DADOS ETNOGRÁFICOS RECOLHIDOS EM DOIS ANOS DE TRABALHO DE CAMPO QUE TEVE COMO OBJETO OS FESTIVAIS DE MÚSICA ELETRÔNICA. A EXPOSIÇÃO DO MATERIAL TERÁ COMO "FIO CONDUTOR" O CONCEITO DE CORPO, QUE SE APRESENTA NESTE CONTEXTO COMO ELEMENTO CENTRAL DA ESTRUTURA DINÊMICA DA FESTA. É ATRAVÉS DE SEUS USOS QUE SE ATINGE O ESTADO ESPERADO DE ÊXTASE. O "JOGO DE SENTIDOS" TRABALHA COM OS DIFERENTES SENTIDOS HUMANOS A FIM DE HARMONIZAR E TORNAR INTELIGÍVEIS E EXPERIMENTÁVEIS OS ELEMENTOS SÍMBÓLICOS QUE RESSALTAM O CARÁTER EXPERIENCIAL DO EVENTO. A MÚSICA ESTIMULA A AUDIÇÃO COM SONS REPETITIVOS E NÃO CONVENCIONAIS. O LUGAR E A DECORAÇÃO TRABALHAM A VISÃO DO PARTICIPANTE E CONSUMO DE PSICOATIVOS ORDENA ESTE "JOGO DE SENTIDOS" INTERLIGANDO ELEMENTOS APARENTEMENTE INCOMPATÍVEIS NUM "JOGO DE PERCEPÇÕES". ESTE PARTICULAR USO DE CORPO COINCIDE AINDA COM MOVIMENTOS DE PROPAGAÇÃO DO INDIVIDUALISMO E DA EXPANSÃO DA LÓGICA ECONÔMICA EM CONTEXTOS PÓS-MODERNOS. |
Descrição: | IFCS |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1987 |
Outros identificadores: | Mestrado ANTROPOLOGIA |
Aparece nas coleções: | Juventude, Lazer, Consumo e Sociabilidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador