Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1977
Título: | CIÊNCIA, CULTURA, MUSEUS, JOVENS E ESCOLAS: QUAIS AS RELAÇÕES |
Autor(es): | JR., Francisco Creso Junqueira Franco CASELLI, Sibele |
Palavras-chave: | CULTURA;MUSEUS;JOVENS;ESCOLA |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
Resumo: | NO CONTEXTO ATUAL, MUITOS AUTORES INSISTEM EM QUE A PROMOÇÃO DA CULTURA SEJA DESENVOLVIDA POR UMA REDE DE INSTÂNCIAS CULTURAIS. OS MUSEUS VÊM OCUPANDO LUGAR DE DESTAQUE NESTA REDE. OS OBJETIVOS DESTE ESTUDO ESTÃO RELACIONADOS À INVESTIGAÇÃO DOS EFEITOS DE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS AOS JOVENS E A SEU ENTORNO, TANTO FAMILIAR COMO ESCOLAR, NAS CHANCES DE ACESSO A MUSEUS OU INSTITUIÇÕES CULTURAIS AFINS. MAIS ESPECIFICAMENTE A INTENÇÃO É EXPLORAR O POTENCIAL EXPLICATIVO DOS CAPITAIS ECONÔMICO, SOCIAL E CULTURAL NO AUMENTO OU DIMINUIÇÃO DESTAS CHANCES. PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO, UM QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL AUTO-ADMINISTRADO FOI SUBMETIDO A 2.298 ALUNOS DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA AMOSTRA PROBABILÍSTICA DE 48 ESCOLAS, MUNICIPAIS E PARTICULARES, SITUADAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. O INSTRUMENTO CONSISTIU DE 96 ITENS E BUSCOU INVESTIGAR, DE MODO GERAL, CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E, DE FORMA DETALHADA, O PADRÃO DE ACESSO A MUSEUS. FORAM PRIVILEGIADOS ASPECTOS QUE PUDESSEM DAR CONTA, PRINCIPALMENTE DE PRÁTICAS FAMILIARES DE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E SIMBÓLICOS JUNTO AOS JOVENS. COMO O ACESSO A MUSEUS ESTÁ ASSOCIADO A AÇÕES DE PROFESSORES E ESCOLAS, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL AUTO-ADMINISTRADO PARA OS PROFISSIONAIS DIRETAMENTE ENVOLVIDOS COM A ORGANIZAÇÃO DE VISITA. A ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS FOI BASEADA NA APLICAÇÃO DE UM MODELO DE REGRESSÃO. NO CONTEXTO FAMILIAR, OS RESULTADOS INDICAM QUE AS DIFERENTES FORMAS DO CAPITAL CULTURAL, COMBINADO COM O CAPITAL SOCIAL ENTRELAÇADO NAS RELAÇÕES FAMILIARES, TÊM PARTICULAR RELEVÂNCIA NO AUMENTO DAS CHANCES DE ACESSO A MUSEUS. NO CONTEXTO ESCOLAR, O ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES MUSEOLÓGICAS POSSUI PARTICULARIDADES RELACIONADAS À REDE DE ENSINO. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1977 |
Outros identificadores: | Doutorado EDUCAÇÃO |
Aparece nas coleções: | Juventude, Lazer, Consumo e Sociabilidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 3.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador