Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1964
Título : | EDUCAÇÃO AMBIENTAL BIORREGIONAL: A COMUNIDADE APRENDENTE NA ILHA DAS CAIEIRAS-VITÓRIA(ES) |
Autor : | TRISTÃO, Martha GONZÁLEZ, Soler |
Palabras clave : | EDUCAÇÃO AMBIENTAL;MEIO AMBIENTE;JOVENS |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO |
Resumen : | ESTA PESQUISA BUSCOU COMPREENDER E EXPLICAR CONTEXTO SÓCIOAMBIENTAL DE UM PROJETO EDUCACIONAL QUE TEVE POR OBJETIVO FAVORECER O CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA CULTURAL DA ILHA DAS CAIEIRAS. A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA CONSTITUI-SE EM UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM (PROFESSORES/AS, ALUNOS/AS E MORADORES) DESPERTANDO UM MOVIMENTO NO SENTIDO DE PERTENCIMENTO, COM VIVÊNCIAS INTERPESSOAIS, VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO, DIÁLOGO DE TRADIÇÕES E SABERES, NUMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEPÇÕES, VALORES, CONHECIMENTOS E ATITUDES. ESTA É UMA PESQUISA QUALITATIVA COM INFLUÊNCIAS FENOMENOLÓGICO-HERMINÊUTICAS AO TENTAR COMPREENDER AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS E VIVENCIADAS, APOIANDO-SE NO BIORREGIONALISMO E NO DESVELAMENTO DE UMA COMUNIDADE APRENDENTE. OS DADOS DA PESQUISA FORAM COLETADOS POR ROTEIROS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM PROFESSORES/AS E ALUNOS/AS, EM DIÁLOGOS COM MORADORES ENVOLVIDOS COM O PROJETO EDUCACIONAL, POR MEIO DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS, COM VIVÊNCIAS ENTRE CATADORES DE CARANGUEJOS NO EXERCÍCIO DO SEU OFÍCIO NO MANGUEZAL, E COM RELATÓRIOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO, CORRESPONDENDO APROXIMADAMENTE DOIS ANOS DE CONVIVÊNCIAS NA ÁREA DE ESTUDO. ESSES DADOS FORAM ORGANIZADOS SISTEMATICAMENTE E DERAM ORIGEM AOS SEGUINTES TEMAS DE ANÁLISE: O RECONHECIMENTO DAS DINÂMICAS SÓCIO-AMBIENTAIS SOBRE A BIORREGIÃO DA ILHA DAS CAIEIRAS PELA COMUNIDADE APRENDENTE, NA QUAL OS SUJEITOS RELATAM SEUS SABERES HISTÓRICOS, CULTURAIS E AMBIENTAIS DA REGIÃO; O DIÁLOGO DE SABERES PRODUZIDOS NA RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE-MANGUEZAL EXISTENTES NA COMUNIDADE APRENDENTE, REVELANDO AS FORMAS DE INTERAÇÃO COM O MANGUEZAL NO PASSADO E NO PRESENTE; E O SENTIDO DE PERTENCIMENTO DA COMUNIDADE APRENDENTE PARA COM A BIORREGIÃO DA ILHA DAS CAIEIRAS, TORNANDO EVIDENTES AS RELAÇÕES AFETIVAS E ÉTICAS DESENCADEADAS COM O PROJETO EDUCACIONAL. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS, PERCEBEM-SE ENTRE OS/AS ALUNOS/AS, PROFESSORES/AS E MORADORES, O MOVIMENTO EM DIREÇÃO AO SENTIDO DE PERTENCIMENTO DE UMA BIORREGIÃO, E O RESPEITO PELA SUSTENTABILIDADE BIOLÓGICA E CULTURAL, NUMA RELAÇÃO INTENSA E TRANSPARENTE ENTRE O EU, O OUTRO E O MUNDO. |
Descripción : | BIBLIOTECA DA UFES |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1964 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO |
Aparece en las colecciones: | Jovens e Meio Ambiente |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador