Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1962
Título: | RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS TEMAS AMBIENTAIS |
Autor(es): | MAGALHÃES, Luís Mauro Sampaio MARCHITO, Raquel Mendes |
Palavras-chave: | RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS;TEMAS AMBIENTAIS;EDUCAÇÃO AGRÍCOLA |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO |
Resumo: | O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL AVALIAR O NÍVEL DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DE 1ª E 2ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DO CEFET URUTAÍ, SITUADO NA MICROBACIA PALMITAL, NO MUNICÍPIO DE URUTAÍ, ESTADO DE GOIÁS. A PARTIR DESSA AVALIAÇÃO FEZ-SE UMA ANÁLISE SOBRE OS CONHECIMENTOS E PERCEPÇÕES DESSES ALUNOS QUANTO ÀS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO RIBEIRÃO PALMITAL E DE SUA REALIDADE. NESSE CONTEXTO, COM UMA ATENÇÃO ESPECIAL PARA O ENSINO MÉDIO, ESTE ESTUDO TEVE UM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR QUANTO À ABORDAGEM DE TEMAS AMBIENTAIS BUSCANDO ESTABELECER UMA COMPARAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO COM O MÉTODO TRADICIONAL DO ENSINO VIGENTE. PROCUROU EXERCITAR A REPRESENTAÇÃO DE MEIO AMBIENTE PAUTADO NA INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO, GARANTINDO, PORTANTO, A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO INTEGRADO NOS PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O SEU MEIO. A METODOLOGIA UTILIZADA PAUTOU-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA ONDE A COLETA DE DADOS DEU-SE POR MEIO DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMI-ESTRUTURADOS. ENFIM, ESTE TRABALHO BUSCOU A FORMAÇÃO DA SINERGIA ENTRE EDUCAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA. |
Descrição: | BIBLIOTECA DA UFRURALRJ |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1962 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens e Meio Ambiente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador