Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1959
Título: | A ARTICULAÇÃO ENTRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PROJETO DO NICHO AO LIXO |
Autor(es): | LOBATO, Wolney RODRIGUES, Tereza Cristina |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO AMBIENTAL;CIDADANIA;COLETA SELETIVA |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS |
Resumo: | A EDUCAÇÃO AMBIENTAL OCUPA POSIÇÃO DE DESTAQUE NO CENÁRIO EDUCACIONAL EM DECORRÊNCIA DO AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS. EDUCAR O SER HUMANO PARA UMA NOVA REALIDADE EM QUE SE CONSIDERE A TERRA E OS RECURSOS NATURAIS COMO BENS ESSENCIAIS À MANUTENÇÃO DE VIDA É UMA NECESSIDADE. A CIDADANIA, POR SUA VEZ, RECEBE CENTRALIDADE NO MEIO EDUCACIONAL HAJA VISTA AS ATRIBUIÇÕES SOCIOPOLÍTICAS CONFERIDAS À ESCOLA. O TRABALHO APRESENTADO INVESTIGOU O PROJETO DO NICHO AO LIXO QUE FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM BETIM. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO FOI VERIFICAR SE O PROJETO EM QUESTÃO TRABALHOU A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA CIDADANIA. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DETECTAR OS CONCEITOS QUE OS ATORES DA PESQUISA - EDUCADORES E EDUCANDOS - POSSUEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA, VERIFICAR SE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA, IDENTIFICAR COMO A ESCOLA DESENVOLVE A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E, SE NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E EM OUTROS DOCUMENTOS ESCOLARES, ESSA FORMAÇÃO CONTEMPLA A ARTICULAÇÃO ENTRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VERIFICAR QUE TIPO DE FORMAÇÃO OS PROFESSORES TIVERAM PARA TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SE ESSA FORMAÇÃO ESTÁ VOLTADA PARA A CIDADANIA, DETECTAR AS DIFICULDADES E FACILIDADES EM SE TRABALHAR A ARTICULAÇÃO DOS SABERES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA. PARA ATINGIR TAIS OBJETIVOS, OPTAMOS PELA PESQUISA QUALITATIVA E PELO ESTUDO DE CASO, DEVIDO À POSSIBILIDADE DE REALIZAR UMA INVESTIGAÇÃO APROFUNDADA E CRITERIOSA EM UMA ÚNICA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI O LEVANTAMENTO DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO E ANÁLISE DOCUMENTAL. OS ATORES DA PESQUISA FORAM SELECIONADOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL CETAP (CENTRO EDUCACIONAL TÉCNICO E DE ARTES PROFISSIONAIS), CONSIDERANDO-SE O TEMPO DE PERMANÊNCIA NA UNIDADE EDUCACIONAL E O TURNO EM QUE DESENVOLVEM AS ATIVIDADES EDUCATIVAS. MESMO NÃO ADOTANDO ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ, O PROJETO DO NICHO AO LIXO CONSEGUIU IMPRIMIR A POSTURA PARTICIPATIVA NOS EDUCANDOS. CONSTATA-SE QUE O PROJETO ANALISADO É PERPASSADO PELA VERTENTE DO CONSERVADORISMO DINÂMICO BEM COMO TRABALHA A NOÇÃO DE CIDADANIA DE MERCADO. |
Descrição: | PUC MINAS |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1959 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO |
Aparece nas coleções: | Jovens e Meio Ambiente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 722.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador