Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1955
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SPAZZIANI, Maria De Lourdes | pt_BR |
dc.contributor.author | BERNARDI, Alexandre Cavalcanti De Melo | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:36:15Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:36:15Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1955 | - |
dc.description | JOSEFINA DE SOUZA LACERDA | pt_BR |
dc.description.abstract | OS ESTUDOS REALIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO TÊM POR OBJETIVO ANALISAR PERCEPÇÕES, CONCEITOS E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS POR UM GRUPO DE JOVENS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA PERIFERIA DE RIBEIRÃO PRETO, SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPOSTO PELO PESQUISADOR DESENVOLVE AÇÕES PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL LOCAL, ATRAVÉS DE DIFERENTES OFICINAS, CURSOS, ATIVIDADES RECREATIVAS E ESPORTIVAS. O REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO DESTE PROCESSO TÊM COMO BASE OS PRINCÍPIOS DA PESQUISA-AÇÃO. ESTA METODOLOGIA PROCURA NÃO LIMITAR A INVESTIGAÇÃO DOS ASPECTOS INTERATIVOS ENTRE ALUNO-ALUNO, ALUNO-PESQUISADOR, ALUNO-MEIO AMBIENTE E PESQUISADOR-ALUNO-MEIO AMBIENTE .CONSTITUI-SE, ENTÃO, DE UMA FORMA DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E PESQUISADOR, VISANDO INSERIR, EM SEU REFERENCIAL SOBRE MEIO AMBIENTE, CONCEITOS DE PRESERVAÇÃO, INTEGRAÇÃO, SOLIDARIEDADE E, COM ISTO, PROMOVER A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, ASSUMIR RESPONSABILIDADES, EM UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. FOI FUNDAMENTAL TAMBÉM PARA ESTE ESTUDO A UTILIZAÇÃO, NA SUA MAIORIA, DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DE VIGOTSKI E WALLON, QUE ENFATIZAM A INTER-RELAÇÃO DA CRIANÇA COM O MEIO EM QUE ESTE ESTÁ INSERIDA. DADOS OBTIDOS NO DECORRER DESTE ESTUDO DEMONSTRARAM QUE A PARTICIPAÇÃO DIRETA NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL É MAIS IMPORTANTE PARA MODIFICAR OS HÁBITOS DE CONDUTA, QUE O SIMPLES GANHO DE INFORMAÇÃO. O PROCESSO DE REFLEXÃO, FUNDAMENTADO EM QUESTÕES DO COTIDIANO DO ALUNO, LEVOU A MUDANÇAS EM SUA FORMA DE AGIR, DEMONSTRANDO PREOCUPAÇÃO, INTERESSE E ENGAJAMENTO NOS PROBLEMAS AMBIENTAIS. OS ALUNOS MANIFESTARAM INTERESSE EM PARTICIPAR DE AÇÕES E PROJETOS QUE VISASSEM A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA E O MAIOR CONHECIMENTO E PREOCUPAÇÃO COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. MOSTRARAM UMA VISÃO MAIS CRÍTICA E CONSCIENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO CIDADÃO E DO ALUNO NA SOCIEDADE EM QUE VIVEM, E UM MAIOR INTERESSE NA CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS, APÓS O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 1232284 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA | pt_BR |
dc.subject | MEIO AMBIENTE | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | PERCEPÇÕES | pt_BR |
dc.subject | ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS E MEIO AMBIENTE | pt_BR |
dc.title | A PERCEPÇÃO SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS E CONCEITOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens e Meio Ambiente |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools