Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCICILLINI, Graça Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorSANTOS, Antônio Neto Ferreira Dospt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:36:14Z-
dc.date.available2009-03-14T18:36:14Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1954-
dc.descriptionUNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIApt_BR
dc.description.abstractPRETENDEMOS COM ESTA PESQUISA, COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE AMBIENTE FORMULADAS POR ALUNOS DAS 8ª SÉRIES DE 2004, DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE PARTICIPARAM DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA 5ª, 6ª E 7ª SÉRIES, TENDO COMO REFERÊNCIA À TECNOLOGIA HIDROPÔNICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE UBERLÂNDIA-MG. COLETAMOS OS DADOS, JUNTOS AOS ALUNOS, POR MEIO DA PRODUÇÃO DE TEXTOS E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS PARA INVESTIGAR, COMO ELES PASSARAM A CONCEBER O AMBIENTE. A TECNOLOGIA HIDROPÔNICA FOI UTILIZADA EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E TÉCNICAS AGRÍCOLAS, POR ACREDITARMOS SER POSSÍVEL AMPLIAR A CONCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE O CONCEITO DE AMBIENTE, PARA ALÉM DO CONTEXTO NATURAL. ENTENDEMOS QUE, PERANTE AS NOVAS EXIGÊNCIAS DE UMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA, TORNA-SE NECESSÁRIO QUE A ESCOLA OFEREÇA AOS ALUNOS CONDIÇÕES PARA ELABORAR CONHECIMENTOS, DESENVOLVER HABILIDADES E APERFEIÇOAR ATITUDES QUE PERMITAM OBSERVAR, COMPREENDER E SOBRETUDO ANALISAR AS MODIFICAÇÕES DESSA SOCIEDADE EM INTERAÇÃO COM OS PROBLEMAS E SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS. NO INÍCIO DESSAS ATIVIDADES, A MAIORIA DOS ALUNOS, AO SER ARGÜIDA, REVELAVA UMA CONCEPÇÃO DE AMBIENTE NATURALISTA. DETECTAMOS COM A ANÁLISE DOS DADOS, QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS PARTICIPANTES DA PESQUISA EMITIU OPINIÕES QUE PODEM SER CLASSIFICADAS COMO CONCEPÇÃO PARTICIPATIVA DO HOMEM NA CONSTRUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE, NUMA VISÃO INTEGRADORA ENTRE OS ELEMENTOS NATURAIS E SOCIAIS.pt_BR
dc.format.extent1235893 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.subjectMEIO AMBIENTEpt_BR
dc.titleA TECNOLOGIA HIDROPÔNICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES DE AMBIENTEpt_BR
Aparece nas coleções:Jovens e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador